Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Uma bela paródia aos filmes "B" dos anos 50. Diversão garantida!

8,0

Se você é fã daqueles filmes antigões toscos repletos de monstros extremamente mal feitos e muita gritaria, “Malditas Aranhas!” (Eight Legged Freaks, algo como “aberrações de oito patas”, no original) foi feito pra você. Este, que é uma homenagem aos clássicos filmes “B” do final da década de 50, apesar de contar com  efeitos especiais um pouco melhores, mantém o mesmo espírito sci-fi que o inspirou.

Tudo começa quando um barril de lixo tóxico cai acidentalmente de um caminhão num lago da pacata Prosperity, Arizona, contaminando sua água. Enquanto isso, a alguns metros dali, situa-se uma “fazenda de aranhas”, criadas por um maluco chamado Joshua, que alimentaria suas queridinhas com grilos desse mesmo lago. Acontece que os grilos também estavam contaminados, causando uma estranha reação nos aracnídeos, que passaram a crescer sem parar. A partir daí já dá pra se ter uma idéia do que acontece com esses pequenos (pelo menos até então) seres dotados de quelíceras, não é mesmo?

Pra fazer valer a paródia aos filmes “B”, “Malditas Aranhas!” não se preocupa em apresentar um roteiro espetacular, tampouco personagens profundos, mas sim em recriar o ambiente e situações tragicômicas consagradas pelo gênero. Não chega a ser trash, mas também está longe de ser algo sério (imagine “Marte Ataca!” com aranhas no lugar dos alienígenas cabeçudos). Não existem muitos pontos negativos, caso você esteja predisposto a não levar a película a sério. É claro que há cenas um tanto quanto “forçadas”, mas ei, estamos falando de aranhas mutantes gerando o caos numa cidadezinha do interior, isso não pode ser realista!

Há, também, várias referências a outros filmes, que vão desde “O Sexto Sentido” até o recente “Homem-Aranha”, o que pode ser considerado uma atração extra para os aficionados. Quanto aos personagens, o destaque é Chris, interpretado por David Arquette (marido da “friend” Courteney Cox na vida real). Ele é o verdadeiro anti-herói, sem nenhum atributo físico (até o fato de usar cavanhaque lhe rende esculachos por parte dos outros), tímido (ao contrário da maioria dos garanhões do cinema) e medroso (seus sustos são impagváveis).

Finalizando, “Malditas Aranhas!” pode não ser um grande filme de ficção-científica, mas essa não era a intenção dos produtores (os mesmos de “Independence Day” e “Godzilla”) quando se uniram para realizar o projeto. O que eles queriam era fazer um “sci-fi do século 21”, e conseguiram. Portanto, encha um balde de pipoca, chame seu “broto” e sinta-se num drive-in.

Comentários (1)

Faça login para comentar.