Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Uma comédia extremamente sem graça.

3,0

O trailer já denunciava o óbvio: a falta de graça do filme. Os Normais 2 optou pelo humor das gags visuais, recurso que só resulta em cenas de fato engraçadas quando ligadas a bons diálogos ou quando aplicado ao humor politicamente incorreto. O que instantaneamente gera incredulidade no espectador acostumado aos bons diálogos costumeiramente travados pelo casal Rui e Vani é perceber que o filme pouco traz de falas inspiradas. A tônica são momentos de humor físico sem graça e de piadas extremamente infelizes e, consequentemente, incapazes de gerar riso.

Rápido, com apenas 75 minutos de duração, Os Normais 2 é apenas um episódio alongado da série outrora exibida as sextas-feiras pela Rede Globo. Infelizmente, essa afirmação não é um elogio, mas, sim, a constatação de que o roteiro subutilizou o potencial cinematográfico de um casal ácido e irônico ao optar por manter recursos e linguagens televisivas a fim de atrair uma quantidade maior de espectadores – já acostumados com o formato do seriado - para as salas de cinema. A lógica de mercado que domina a tevê cada vez mais abarca na produção cinematográfica e filmes sem propósito algum e de conteúdo extremamente questionável como esse acabam sendo feitos apenas com a intenção de gerar lucro. Triste mesmo é ver que muitas vezes esse objetivo é alcançado.

Além da grande quantidade de piadas sem graça que o roteiro oferece, o filme consegue ainda ser infeliz em algumas tentativas banais de provocar riso na plateia, o que é perfeitamente notável no momento em que uma sequência é “interrompida” para uma série de “advertências”. Somam-se a isso, pequeno furos de roteiro, como o meio de transporte que o casal utiliza para se locomover pela cidade. O casal chega de carro a um lugar e vai embora de táxi, sem nenhuma explicação lógica para isso. Mais tarde, o carro é relembrado pelo roteiro como tendo sido estacionado em um ponto da cidade. Há, ainda, a falta de nexo que o primeiro diálogo de Rui com a personagem de Cláudia Raia ganha quando esta conversa, posteriormente, com o casal no elevador.

Os Normais 2 é, resumidamente, fraco e não serve nem como entretenimento já que, na realidade, o filme pouco diverte. Tudo parece fora de lugar. Os personagens, as piadas, os efeitos sonoros. Talvez, na televisão, a história do casal em busca de novas aventuras para apimentar o relacionamento funcionasse. No cinema, esse ménage-à-trois resulta mesmo em uma lambança sem fim, que nem mesmo excelentes atores conseguem conferir algum tempero extra.

Comentários (0)

Faça login para comentar.