Mais uma vez tenho que recorrer ao clichê: divertido, mas somente como passatempo ligeiro.

Um trabalho divertido, embora nada original, do ator Vin Diesel, que está fazendo um incrível sucesso nas bilheterias mundiais. Este á Operação Babá, uma mistura óbvia de "Um Tira no Jardim de Infância" com "Doze é Demais". O roteiro é estúpido, o final é previsível e as atuações são corretas e nada mais, pelo menos para o gênero. Há o bonzinho que no final revela-se o mau... enfim, está tudo lá para mais um filme-matinê.

Vin Diesel já é um astro. Embora esta seja uma comédia, o ator mostra-se mais em forma do que nunca, situação esta comentada por quase todos os personagens do longa ("você tem enormes peitos"). Diesel também mostrou ter um bom timing cômico, sabe divertir e fazer rir, embora em certos momentos fique complicado nos desvencilhar da imagem de brutamontes que temos (pelo menos alguns de nós) do ator de Velozes e Furiosos e Triplo X. Sempre considerei ele o candidato a ser o "novo Bruce Willis", ao lado, talvez, de Jason Statham. Está indo pelo mesmo caminho.

Como já foi comentado, a história lembra demais "Um Tira no Jardim de Infância", com pequenas diferenças: detetive deve se infiltrar numa família (no outro caso, ser professor de jardim) para ficar de olho em perigosos bandidos. Ou algo que o valha. Aqui temos uma família enorme (lembrando o também já comentado "Doze é Demais"): bebê, filhilho, filha e filho adolescentes. Os últimos, inicialmente, rebeldes; no final, anjinhos e bem-educados - outra obviedade do roteiro.

O caso é que, tirando alguns trechos bem aborrecidos, principalmente as partes de ação, que nesses filmes sempre se mostram esgotadas e cansativas ao extremo, de forma geral (uma luta em especial, como exceção, é muito boa), este consegue ser um trabalho bem divertido do mesmo diretor de A Casa Caiu (razoável sucesso de público e desastre de crítica) e Um Amor para Recordar (incrível sucesso nas locadoras - pessoalmente detesto o filme). Para quem realmente curte cinema, valem as homenagens ao clássico absoluto do gênero musical A Noviça Rebelde. Ghost - Do Outro Lado da Vida também dá as caras rapidamente durante o longa, além da referência musical a Três Homens em Conflito.

Operação Babá mostra como o cinema hoje em dia vive de idéias cada vez mais recicladas, algo que pode fazer a arte acabar em alguns anos (esperemos que demore, mas eventualmente vai acontecer). Ainda assim não pode deixar de ser recomendado pela sua simplicidade extrema e leveza de roteiro - embora absurdo e ridículo. Vai ser melhor apreciado em vídeo, numa tarde chuvosa. Na tela grande, há opções mais interessantes.