Pânico

(Scream, 1996)
7,6

O filme que lançou a moda terror teen no mercado, como uma ótima paródia ao próprio gênero.

Quando Pânico (Scream) chegou aos cinemas em 1996, dirigido pelo gênio do terror Wes Craven e com um cast de pessoas totalmente desconhecidas, ninguém imaginava o sucesso que o filme iria fazer. Com o pequeno custo inicial de 14 milhões, Pânico conseguiu arrecadar mais de 103 milhões de dólares apenas nos cinemas americanos. Se formos contar a bilheteria no resto do mundo, mais TV paga, DVD's e VHS, o sucesso do filme fica inevitável. Mas afinal, porque essa adoração por Pânico?

O gênero terror de filmes já estava altamente desgastado e desacreditado por todos. Havia virado motivo de piada. Mas Pânico conseguiu renovar esse gênero, de um modo brilhante. Nesse filme, o assassino não é um monstro, ou um psicopata mutante, e sim uma pessoa normal. Aliás, qualquer um pode ser o assassino, e isso é que dá o toque especial do filme.

Algo também muito comentado é que Pânico consegue mesclar o terror com um tipo de humor negro, que é mais uma inovação para o gênero, que seria copiado muitas e muitas vezes como em Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado e em Lenda Urbana, ambos escritos pelo mesmo escritor de Pânico, Kevin Williamson, que foi "caçado" pelas empresas de filmes. Vendo o sucesso da Miramax com Pânico, todas outras produtoras também queriam lucrar com esse novo estilo de filme.

Pânico é basicamente a história de Sidney Prescott, adolescente com uma vida um pouco perturbada em razão do assassinato brutal de sua mãe, quando ela era mais jovem. Apesar disso, Sidney tem uma vida normal, tem seu namorado, sua melhor amiga e é uma boa aluna, na sua pacata cidade de Woodsboro. Mas um dia ela chega na escola e vê a policia e as TV's locais, entrevistando alunos. Uma aluna e seu namorado haviam sido assassinados brutalmente noite passada. Depois disso uma série de assassinatos começam a acontecer, e Sidney é o alvo principal do assassino.

As cenas de morte são dirigidas de modo que deixam você grudado na cadeira, e quando o assassino finalmente consegue seu objetivo é melhor você fechar os olhos... Foram gastos vários barris de "sangue artificial”, para vocês terem uma idéia.

As personagens foram bem desenvolvidas por Williamson, além de Sidney, Gale Wethears e Dewey Riley tem personalidades bem interessantes. Courtney Cox chegou ao sucesso que tem hoje graças a sua ótima atuação como a arrogante e valente repórter Gale, e também por fazer parte do seriado "Friends", que é até hoje o primeiro lugar de audiência nos Estados Unidos. O trapalhão, bobo e carismático policial Dewey, interpretado por David Arquette, iria morrer no script original, mas ficou vivo, em razão a alta aceitação dele pelo público. Esses dois, que tem um caso no filme, se apaixonaram na vida real, e hoje são casados. Vale lembrar também as ótimas atuações de Rose McGowan (da série de TV Charmed) como Tatum, Matthew Lillard (Scooby-Doo) como Stu e a revelação Jamie Kennedy, como o fanático por filmes de terror, Randy.

Quem voltou ao estrelato com Pânico, após passar por problemas com álcool e drogas, foi Drew Barrymore, que originalmente faria o papel de Sidney, mas com medo de que o filme fosse um fracasso, ela conversou com o estúdio e resolveu que faria apenas a primeira cena, como Casey Becker. Mesmo assim, promoveu o filme como se fosse a atriz principal, e foi um grande choque para as pessoas que iam ao cinema vê-la morrer nos 10 primeiros minutos. "Se Drew morrer nos 10 primeiros minutos o público não irá ter certeza de nada, o que fará o filme mais interessante”, disse Wes, e a idéia realmente funcionou.

Os reviews foram na maioria positivos, alguns críticos o colocaram do lado de Psicose como melhor filme de terror de todos os tempos. A Miramax e todo elenco ficaram muito entusiasmados com o resultado do trabalho árduo que foram as filmagens de Pânico, e imediatamente se pediu para que a seqüência começasse a ser produzida. Muitos acham que as duas seqüências foram feitas apenas em razão ao grande sucesso de Pânico, mas desde o começo, Pânico era para ser uma trilogia, e no primeiro script já vinham detalhes sobre as duas seqüências. Seqüências que foram umas das mais esperadas de todos os tempos e bem sucedidas, como o original.

Curiosidades de 'Pânico'

* Levaram semanas e semanas para encontrar "a voz”, que fala no telefone com as vítimas. Finalmente eles escolheram Roger Jackson, que já havia trabalhado em rádio. Drew não podia ver Roger, e as conversas eram feitas realmente por telefone. Em um dos dias de gravações, por volta de três da manhã, a polícia apareceu no local, achavam que realmente tinha alguém atormentando uma jovem.

* A censura americana retirou 20 segundos da produção, que já havia sido editada por Wes Craven. Entre essas cenas estava Casey levando mais uma facada e sendo pendurada morta na árvore e as tripas de Steve (namorado de Casey) saindo de sua barriga.

* Freddie Prinze Jr. (Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado) quase pegou o papel de Stu.

* Courtney Cox se recusou a assinar a cláusula do contrato que a garantia na seqüência do filme. Então quando Pânico 2 começou a ser produzido, Courtney acabou ganhando mais dinheiro que Neve Campbell , a protagonista do filme.

* Você pode ver o diretor Wes Craven em uma das cenas, como o faxineiro Fred (usando roupas de Fred Krueger).

* Originalmente, o assassino, conhecido como “Ghostface”, seria branco, mas pensaram bem e resolveram que preto seria mais assustador.

* O nome original do filme era “Scary Movie”, mas a Miramax mudou o nome de última hora para “Scream” (Grito). Wes Craven, Kevin Williamson e todo o cast não gostaram da mudança, mas acabou sendo legal, e o público gostou. O nome Scary Movie foi usado na paródia do filme Pânico, que também foi um grande sucesso de bilheteria.