Com a mesma fórmula do primeiro filme, consegue divertir tanto quanto o primeiro, mesmo que não seja original como ele.

Wes Craven e Kevin Williamson se juntaram novamente para fazer a seqüência do blockbuster Pânico. Os fãs estavam loucos para ver a seqüência, que foi um dos filmes mais esperados de todos os tempos. Os fãs brasileiros em especial tiveram que esperar meses e meses para assistir, em razão da censura brasileira, que não queria liberar o filme. Mas chegou e agradou. Tanto que arrecadou apenas 2 milhões a menos que o original nos Estados Unidos , tornando Pânico 2 uma das seqüências mais bem sucedidas na história do cinema.

Neve Campbell, Courtney Cox, Jamie Kennedy e David Arquette voltaram para o filme, agora recebendo salários milionários, especialmente Courtney, que não havia assinado ainda com a Miramax na época do primeiro Pânico, o que lhe rendeu um salário maior. Além dos sobreviventes do primeiro filme, novas caras aparecem em Pânico 2. Jerry O’Conell como o novo namorado de Sydney, Derek; Elise Neal como a nova grande amiga de Sydney, Hallie; e Timothy Olyphant , como o novo maníaco por filmes de terror, Mickey. Liev Schreiber, que havia feito apenas uma ponta em Pânico, tem uma participação bem maior nesse filme, e faz uma ótima atuação.

Pânico se tornou uma franchise de filme tão comentada em Hollywood que todos os atores tinham vontade de participar da seqüência, como para fazer a famosa “primeira cena”. No final, quem conseguiu se escalar para esses papéis foram Jada Pinkett e Omar Epps. A atriz do seriado Buffy: The Vampire Slayer, Sarah Michelle Gellar, quando soube que Pânico 2 seria feito, falou logo para a agente “Eu quero um papel nesse filme” . Ela conseguiu e atuou como a jovem estudante de cinema Cici Cooper. Sarah, que já havia participado de Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, se tornou uma das grandes rainhas do terror participando em 'Pânico 2', alguns fãs comentam que a sua “death scene” é uma das melhores da série.

Outro fato interessante sobre Pânico 2 é que Kevin Williamson teve que reescrever o script, pois o primeiro que ele escreveu apareceu quase que imediatamente na Internet. Wes Craven e Kevin Williamson ficaram arrasados com o fato, segundo Wes aquilo que Kevin já havia escrito estava muito bom, mas infelizmente foi tudo refeito. Para garantir, os atores recebiam as paginas do script apenas um dia antes das gravações, e era impresso em papel anti-cópias.

Curiosidades a parte, Pânico 2 conta a história de Sidney Prescott, dois anos depois dos assassinatos em Woodsboro. Ela e Randy vão para a faculdade “Windsor College”, onde tentam levar uma vida normal e esquecer a experiência terrível que tiveram. Gale Wethears escreve o livro “The Woodsboro Murders”, que conta tudo sobre a história do serial killer na pequena cidade do interior. O sucesso do livro é tão grande que ele é adaptado para os cinemas. Stab, ou “A Punhalada”, tem uma pré-estréia nada agradável: Dois estudantes da Windsor College são assinados durante a exibição do filme. Sidney percebe que está acontecendo de novo, um novo psicopata está atrás dela, e pode ser qualquer um, até mesmo algum de seus amigos da faculdade. Dewey volta de Woodsboro para proteger Sidney, e acaba reencontrando Gale, os quais tiveram um pequeno romance durante o incidente em Woodsboro. Todos os sobreviventes do primeiro se reúnem, e é exatamente isso que o assassino quer.

A direção de Wes Craven está ótima como sempre, e as cenas de morte de Pânico 2 são as melhores da trilogia. Aliás, Pânico 2 é mais assustador que o primeiro. Alguns discordam do fato e dizem que Pânico é o melhor de todos, mas isso na minha opinião é porque Pânico 2 não teve o mesmo impacto que o primeiro teve. Mesmo com cenas mais elaboradas, trilha sonora melhor, mais sustos e atuações melhores que no primeiro, Pânico 2 não conseguiu fazer o que o primeiro fez, mas com certeza os fãs da série gostaram e aprovaram.

O script de Kevin Williamson ficou acima das expectativas, apesar de que, na trilogia, Pânico 2 é o que menos se encaixa na história, principalmente quando se trata dos assassinos. Também não podemos dizer que Pânico 2 nos traz algo de novo ao gênero, pois quem fez isso foi o primeiro filme. Uma coisa que os fãs da série detestaram foi a morte de um dos sobreviventes do primeiro filme, Randy, que na opinião dos fãs era o personagem mais interessante.

A produção da Miramax consegue ressaltar o que foi feito em Pânico, trazendo a mesma fórmula do primeiro, além de colocar um clima mais “teen”, o que fez com que os jovens, público alvo dos filmes de terror, gostassem ainda mais de Pânico 2. A crítica se dividiu, afinal, ele não causou o mesmo impacto que o primeiro, e isso faz com que o filme pareça algo repetitivo e é óbvio que os críticos usaram desta realidade para meter o pau na produção. Uma pena, pois para os fãs de filmes de terror Pânico 2 é uma produção imperdível, e que consegue ser superior ao original, apesar de não inovar.

Como já foi dito, Pânico 2 arrecadou 101 milhões (o original arrecadou 103) nas bilheterias norte-americanas, o que deixou a Miramax mais feliz da vida, ainda mais porque já era certo que esse também teria sua seqüência, Pânico 3. Mas mal sabiam eles quantos problemas essa seqüência iria causar.

CURIOSIDADES DE PÂNICO 2:

* Participações especiais. Vários famosos fizeram pontas no filme, como Jada Pinkett e Tori Speling, mas você viu esses aqui?

- Kevin Williamson: entrevistando Cotton no programa de TV “Current Edition”.

- Wes Craven: como um médico no corredor do hospital.

- Matthew Lillard: Matthew apareceu no set a noite num dia de gravação. Então acabaram colocando ele no meio da turma do colégio.

- Lewis Arquette: pai de David Arquette, Lewis recusou o papel no primeiro filme, mas nesse não deixou escapar e fez a ponta como o delegado Hartley.

- Joshua Jackson: ator de Dawson’s Creek, Joshua participou do filme sendo um aluno de cinema da classe de Randy.

- Paulette Patterson: ganhadora do concurso da MTV, Paulette ganhou uma participação especial no filme, como a garota que entrega as máscaras do filme para Jada Pinkett e Omar Epps.

- Rose McGowan: não, ela não está no filme. Apesar de muitos dizerem o contrário, o próprio Wes confirmou que o único “morto” do primeiro Pânico que apareceu na seqüência foi Matthew Lillard.

* Cada ator tinha um ID impresso no seu script, sempre que havia uma revisão, os atores tinham que devolver o script velho. Tudo era bem guardado, para nenhuma informação vazar pela net. Parece paranóia, mas era necessário!

* As últimas 10 páginas do script não foram mostradas para nenhum dos atores até os últimos dois dias de gravação. Os atores fizeram uma aposta para acertar o assassino. David Arquette levou a grana.