Uma história fraca em relação aos seus antecessores, porém consegue divertir com a fórmula de sempre.

Pânico 2 fez praticamente o mesmo sucesso do original, e como já havia sido posto desde o começo, Pânico iria ser uma trilogia. Mas acontece que Pânico 3 quase não saiu do papel, pois inicialmente os atores queriam salários mais altos. Chegou se a falar que o filme seria feito sem a própria Neve Campbell, o que deixou os fãs decepcionados, mas no final a Miramax conseguiu entrar num acordo com a atriz. O que alguns milhões de dólares não fazem? Outra coisa que começou a ser dita sobre o final da trilogia era que Kevin Williamson, o criador de Pânico, não iria escrever o script desse, e esse rumor se confirmou. Kevin estava ocupado demais escrevendo seu seriado Dawson’s Creek. Essa foi com certeza a maior “perda” para os fãs da série. A procura por um novo escritor foi breve: Ehren Kruger (O Suspeito Da Rua Arlington) conseguiu ter a honra de escrever o capítulo final de Pânico.

Esse filme foi à produção mais secreta de todos os tempos. Pânico 2 também teve seu material bem protegido, mas em Pânico 3 isso chega a ser tão sério que até o último dia de gravações os sites sobre Pânico viviam apenas de rumores falsos, pois nem nomes de atores que estavam participando nós tínhamos certeza. Os fãs estavam muito ansiosos, afinal se tem tanto segredo assim esse filme deveria ser algo espetacular e cheio de respostas às perguntas da série. Bom, esses fãs ficaram bem decepcionados se pensaram isso.

Pânico 3 não consegue chegar onde os outros dois chegaram. Tem uma história fraca em relação aos dois primeiros, e Ehren Kruger parece que não entende muito sobre suspense. Nenhuma cena de morte tem um suspense muito grande, e a morte é bem light, vamos dizer assim. Ele enfia a faca nas costas da vítima e pronto. Um pouco decepcionante para quem viu uma Casey Cooper pendurada com as tripas para fora numa árvore, ou uma Cici Cooper sendo esfaqueada várias vezes nas costas e sendo jogada do segundo andar de sua casa.

Mas Wes Craven como sempre fez um bom trabalho. Se o script de Kruger tivesse sido melhor o filme poderia ter sido uma obra-prima, mas não foi isso que aconteceu. O script limitou o trabalho de Wes, que poderia ter sido muito bem usado para esse final de trilogia.

Além de pouco suspense e violência, Pânico 3 não tem uma história das mais criativas. É basicamente sobre um serial killer que começa a matar o elenco do filme Stab 3 (Punhalada 3) e, obviamente , também irá procurar pela indefesa Sidney. A garota, atormentada pelo desastre e horror que tem sido sua vida, resolve se esconder no interior da Califórnia, morando sozinha, ou melhor, com seu cachorro. Sidney liga o noticiário da TV e vê uma noticia horrível: Cotton e sua namorada foram brutalmente assassinados, com facadas. Sidney já conhece isso muito bem e, mesmo se escondendo, o assassino acabara a encontrando. Gale tem trabalhado em um novo show de TV e Dewey foi convidado para participar da produção de Stab 3, pois ele havia presenciado os fatos de Woodsboro. O elenco do filme começa a ser assassinado, e na ordem como eles morrem no script. E é isso, basicamente. Tem algumas revelações interessantes, mas que fazem você ficar com raiva. É simplesmente impossível descobrir quem é o assassino nesse, pois o motivo pelo qual ele quer matar Sidney é totalmente desconhecido e impensável e só é revelado na cena final, quando ele tem uma conversa com ela. Decepcionante.

O cast desse filme esta muito bom, como os anteriores. Além dos três sobreviventes, mais alguns atores aparecem nesse final de trilogia. Patrick Dempsey, como detetive Kincaid; Scott Foley, como Roman; Emily Mortimer, como Angelina Tyler e a brilhante atuação de Parker Posey, como Jenniffer, a personagem mais engraçada do filme. Na minha opinião, Parker Posey foi o que esse final de trilogia teve de melhor. Mas isso não quer dizer que o filme é ruim. É legal, tem algumas cenas com um pouco de suspense, e tem várias partes engraçadas. Mas não tem aquele clima do primeiro ou do segundo. Mas mesmo assim é imperdível para os fãs de terror, principalmente para os fãs dessa trilogia, que será lembrada durante décadas como a renovação do gênero suspense/terror.

Muito se especula sobre Pânico 4. O fato é que nenhum ator e nem Wes Craven está interessado em mais uma seqüência, ou pelo menos fingem que não. Mas eu acredito que quando a Miramax quiser arrecadar uma grana, pagam alguns milhões de dólares para os atores e para Wes Craven e mandam ser produzida uma nova seqüência. Quem sabe? É provável que aconteça. Pânico é muito bom para ter apenas 3 filmes.

Curiosidades de Pânico 3

* Jay e Silent Bob aparecem como turistas no Sunrise Studios, onde encontram Gale e a confundem com Connie Chung.

* No filme “Stab 3” os atores ficam reclamando muito sobre as alterações constantes no script. O fato é que isso realmente aconteceu em Pânico 3. Foi daí que surgiu essa idéia.

* Pânico 3 fez um recorde quanto ao número de salas de exibição em sua primeira semana : 3.467 cinemas exibiram o filme.

* Tem um pôster do Creed no set do quarto da Sidney. Creed faz parte da trilha sonora de Pânico 3.

* A única atriz a receber o script inteiro foi Courtney Cox Arquette, e ela foi proibida de mostrar até mesmo para seu marido que faz parte do filme, David Arquette.

* A casa onde ocorre a última cena do filme é a mesma usada como escola no filme Halloween H20.

* Muitos acharam que Randy não havia realmente morrido em Pânico 2, pois ele fez uma participação em Pânico 3. Foi uma decepção para esses fãs quando souberam que essa participação foi apenas uma fita que ele havia gravado para Sidney, em caso de não ter sobrevivido as matanças no Windsor College.