Sexta-Feira 13

(Friday the 13th, 1980)
6,5

O filme que deu origem a um dos mais famosos assassinos do cinema foi um grande desafio para seu diretor.

Quando em fins dos anos 70, após uma decepção, um diretor teve a idéia e fazer “O Filme Mais Assustador da História”, muitos não deram muito crédito a ele. Mas depois que Sexta-Feira 13 foi lançado nos cinemas, todos começaram a prestar mais atenção em Sean S. Cunningham. Vindo de dois filmes para a família, o diretor e o escritor Victor Miller, após verem que o filme Halloween estava arrasando nas bilheterias, resolveram que o que estava faltando era um bom filme de terror, onde todos saíssem dos cinemas realmente assustados. Primeiro, eles tiveram que pensar no que seria uma boa idéia. Juntaram um fato que havia acontecido há anos (a morte de Jason afogado no lago), muitos jovens voltando a esse mesmo lugar e alguém com uma fúria em vingar o filho. A escolhida foi a atriz Betsy Palmer, que o fez na verdade para comprar um carro novo, já que o seu havia quebrado. Na época se arrependeu de ter feito o filme e sentiu vergonha dele por vários anos.

Após isso, os dois precisavam que alguém investisse dinheiro no projeto. Conseguiram que os mesmos que haviam investido no seu filme de terror anterior, “Aniversário Macabro”, também lhes dessem o cartão verde para mais essa empreitada. Com tudo na mão, os dois recrutaram jovens e bonitos atores para os papéis de vítimas da mãe descontrolada. Até o iniciante Kevin Bacon (de O Homem Sem Sombra) ganhou um dos papéis. A partir desse momento, estava sendo escrita mais uma página na história dos filmes de terror.

Ambientado num local retirado, mas mesmo assim aconchegante como o Crystal Lake (Lago Cristal), o filme traz boas doses de suspense e sensualidade, mesmo porque o escritor havia notado que em filmes de terror sempre morrem os que estão fazendo amor. A premissa do filme é bem interessante: jovens vão acampar na colônia de férias onde anos atrás haviam acontecidos assassinatos brutais. Muitas pessoas acreditavam que o espírito de um menino morto afogado no local e que não foi salvo pelos monitores, havia retornado para vingar a sua morte.

Depois de muito tempo fechado, alguns monitores vêm passar uns dias no local que por muitos ficou conhecido como o “Acampamento Sangrento”. Ignorando os avisos, eles preferem se divertir e passar o final de semana cantando e fazendo amor. Mas não esperavam que alguém fosse brincar de Mate o Monitor. Assim, um por um eles vão morrendo sem que os outros descubram. Após alguns “sumirem” é que os corpos – colocados em locais perfeitamente planejados – começam a aparecer. Daí em diante é um desespero generalizado para cada um salvar a sua própria vida.

Contando com uma atmosfera muito perturbadora, o filme nos faz pensar várias vezes antes de sairmos para o nosso fim de semana no camping. Ainda mais se há um lago por perto. Sexta-Feira 13, que marcou o início do gênero “matador corre atrás de mocinhos indefesos”, (junto de Halloween – A Noite do Terror), foi muito bem feito, apesar dos poucos recursos que eles dispunham na época (1980), mas não deixa de ser uma experiência aterradora. Para quem quer um simples, mas bom, filme de terror, recomendo esse, junto de vários outros como Evil Dead, O Massacre da Serra Elétrica. Assista Sexta-feira 13 e veja como a lenda de Jason começou.

Curiosidades sobre Sexta-Feira 13 – O Filme

- Em princípio, era para ser somente um filme. Mas como o sucesso foi bom, resolveram apostar em uma continuação. O resto é história...

- O filme foi realizado em uma cidadezinha de New Jersey chamada Blairstown.

- O verdadeiro nome do acampamento Crystal Lake é Noby Boscout, uma abreviação de North Burgon Boyscout.

- Na cena em que o personagem de Kevin Bacon (aliás, este é o quarto filme de sua carreira) é perfurado na cama, o supervisor de efeitos Tom Savini (o mesmo do filme Amanhecer dos Mortos original, de George Romero) teve de bombear literalmente o sangue de carneiro com uma mangueira através do corpo falso de Kevin. Mas na hora de filmar, a bomba estragou e como a cena não poderia ser repetida, ele teve de soprar para a cena não ser interrompida. Assim, teve de se lavar após, pois ficou todo sujo.

- Outra coisa interessante, é que para adicionar mais suspense, é a música que se tornou um ícone dos filmes de terror. O “chá chá chá” é na verdade uma fala da personagem de Betsy Palmer em uma cena de “Kill Her Mommy”. Somente foi feito uma repetição das iniciais de cada palavra “Ki, Ki, Ki”, “Ma, Ma, Ma”. Quem já assistiu ao filme, pode se lembrar bem dessa música incidental.

- A cena final em que a mãe de Jason é decapitada foi bem trabalhosa, pois teve de ser feita uma cabeça de mentira, que foi segurada pelos ombros de Tom Savini