Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

O filme é muito mais que uma continuação caça-níqueis, apresentando diversão para crianças e adultos e qualidades técnicas impressionantes.

8,0

Depois do lançamento de diversas animações pouco engraçadas, sem criatividade, e lotadas de clichês, enfim chega aos cinemas, cercado de expectativas, Shrek Terceiro, mais uma ótima animação da série sobre o ogro verde. Além de ser uma seqüência correta para Shrek 2, esta nova produção mantém o padrão de qualidade das anteriores. Os pais podem levar seus filhos ao cinema com a certeza de que todos se divertirão e, talvez, esta continuação possa até ser mais engraçada para um público adulto. 

Vamos à história. Pela linha de sucessão, com a morte do Rei Harold, pai de Fiona, Shrek deveria assumir o comando de Tão Tão Distante, tornando-se o novo rei. Porém, a idéia de ser o próximo a comandar o trono assusta Shrek, que para fugir do novo encargo inicia uma busca por Arthur, primo de Fiona, o único que pode reinar no lugar dele. Além disso, outros dois problemas assustam o ogro. O primeiro deles é a idéia de ser pai, e o segundo é a volta do cruel Príncipe Encantado para o reino de Tão Tão Distante. Para enfrentar seus novos desafios, Shrek contará com o auxílio dos carismáticos Burro e Gato de Botas. 

Este novo Shrek é hilário e possui muitas qualidades. Não só a história é interessante, mas a maneira como ela é contada, de forma extremamente dinâmica, tornando-se o principal atrativo. Este terceiro filme tem um humor refinado, e agradará a adultos e crianças. Agradará aos mais novos porque é uma animação de história simples – não por isso desinteressante –, com personagens conhecidos e muito engraçados. Mas para os adultos o filme agradará por ter um humor ácido. Os diálogos contêm piadas que fazem mais sentido para os mais velhos do que para as crianças, que se divertirão mais com o humor físico e com as belas cenas de ação. 

O medo de Shrek em ter filhos é engraçadíssimo. O personagem simplesmente não pode pensar na idéia de ser pai, já que demonstra não ter o menor apreço por crianças. As cenas do pesadelo de Shrek e das conversas que tem sobre a paternidade garantem um humor de alta qualidade. Seria impossível enumerar todas as passagens em que Shrek Terceiro diverte com ótimas piadas. Mas vamos a algumas delas: o pai de Fiona no leito de morte é divertidíssimo, assim como Shrek e Fiona vestidos como monarcas; as cenas com os personagens de outras histórias infantis (Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela) são impagáveis. O mais surpreendente é a capacidade do longa em fugir da infantilidade, sem deixar de ser apropriado para as crianças. 

O novo Shrek se apropria com competência de famosos personagens das fábulas infantis. Não é só a parte dos personagens bons, que incluem os Três Porquinhos, Pinóquio, Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida, que são bem aproveitados pelo longa. Os vilões em busca de seus tão sonhados finais felizes também divertem e impulsionam o filme, ao se aliarem com o Príncipe Encantado para destronar Shrek.

A arte do filme impressiona. É claro o avanço tecnológico de Shrek Terceiro, que, nesse quesito, está acima das demais animações. Mas de que adiantaria um show da equipe técnica se a história não correspondesse? Seria apenas a salvação de um fracasso, mas neste caso é o complemento de um trabalho bem realizado em todos os aspectos.

As lições de moral estão claramente presentes em Shrek, e em se tratando de um filme também voltado para o público infantil elas são essenciais. Sem a lição de moral, essa animação poderia acabar se tornando perigosa, já que Shrek se utiliza, muitas vezes, de um humor não exatamente próprio às crianças, como, por exemplo, um herói que parece odiá-las, e jovens maldosos e drogados, mesmo que isso faça parte da realidade. O terceiro Shrek consegue fugir de suas próprias armadilhas.

Estava esperando que Shrek Terceiro não fosse tão bom, porque ultimamente os terceiros filmes dos grandes blockbusters têm tido qualidade abaixo da esperada. Mas fiquei surpreso. Se antes Shrek 4 e 5 poderiam ser encarados com um provável exagero de um estúdio em busca de lucro garantido, agora são aguardados com a esperança de que mantenham o padrão da série. Se serão boas continuações, não sei, entretanto o terceiro filme da série, com diversão e entretenimento na medida, está recomendado.

Comentários (0)

Faça login para comentar.