Um filme que estabelece novos padrões para a série de heróis da Marvel.

Eu me considero suspeito para escrever a resenha de um filme dos X-Men pelo fato de ser um fã do quadrinho, por um lado há o entusiasmo e por outro um alto nível de exigência em relação à adaptação tendo vista ser um universo que conheço. Isto posto, posso dizer que X-Men 2 é bem sucedido em praticamente todos os sentidos.

O primeiro filme teve poucos recursos e inteligentemente se focalizou mais em desenvolvimento de personagens, essa estratégia foi fundamental para que X2 funcionasse também como filme de ação já que levar as telas um elenco enorme de personagens sempre acaba tornando mais difícil que a história se aprofunde em detrimento da ação, afinal, esse é um filme-pipoca. Agora com menor responsabilidade de apresentar o universo, Singer pôde realmente se dedicar a construir cenas de ação excitantes, uma falta do primeiro filme onde o clímax foi um tanto morno.

Ainda assim ele aproveita para trazer mais personagens, principalmente o mutante Noturno, em perfeita caracterização, e o vilão Striker, outro personagem muito bem apresentado e interpretado. Wolverine continua sendo uma espécie de elemento central da história e sua subtrama é um pouco mais explorada, Jackman prova que é perfeito no papel e os fãs vão delirar ao vê-lo em ação muito mais animalesco. Tempestade, ao contrário do que ouvi falar, não teve um papel tão grande, porém ela repara os erros do primeiro, onde tinha as piores falas e sua participação é bem melhor aproveitada. O triângulo entre Logan, Jean Grey e Ciclops se aprofunda um pouco e apesar da personagem de Jean Grey crescer bastante o de Ciclops é o que menos aparece no filme, acho que seu personagem está sendo poupado para o terceiro episódio. Já Vampira teve seu papel diminuído e passa a ser escada para Homem de Gelo e Pyro, o mutante que controla fogo, em particular, é muito interessante e possui algumas cenas curtas porém muito boas. Por fim, Magneto e Mística estão ainda melhores, McKellen domina o personagem, que é ao mesmo tempo carismático e altamente mau-caráter, sua química com Mística é excelente e ela literalmente chuta bundas. Falando em chutar, Kelly Hu como Lady Letal entra muda e sai calada, mas possui uma presença cool.

Como podem ver o que não falta são personagens, mas e quanto à ação? O filme tem até menos ação do que o trailer deixa parecer, ainda é muito parecido com o primeiro no que diz respeito aos personagens terem maior destaque do que efeitos, o que é ótimo, mas os efeitos estão maiores e melhores também. Com duas horas de duração, X2 é quase meia hora mais longo que o primeiro, mas com um ritmo ainda melhor e quando a ação acontece, é bem mais empolgantes e próxima dos quadrinhos. A violência aumentou mas torna as lutas mais convincentes, a que acontece entre Wolverine e Lady Letal é uma das melhores de todos os filmes de herói (dói só de lembrar). Vários diálogos espertos e engraçados pontuam o filme, mais brincadeiras envolvendo clichês de quadrinhos e sobre os paralelos entre a situação das minorias do nosso mundo real e o dos X-Men, o diálogo com os pais do Homem de Gelo é feito como se estivessem descobrindo que seu filho é gay, só que no caso do filme, mutante. Clássico.

O filme é muito generoso com os fãs do quadrinho e não se acanha em mostrar algumas cenas que vão parecer sem nexo para aqueles que desconhecem os detalhes do universo X-Men, mas acho que todo mundo que estiver indo ao cinema procurando uma diversão embalada como filme de heróis, vai gostar dessa continuação.

O primeiro X-Men colocou os filmes da Marvel no mapa de Hollywood e sua continuação estabeleceu um alto padrão para as outras seqüências que estão por vir.