Em 1968, Luigi Bazzoni lançou seu primeiro filme de peso em sua carreira cinematográfica, ganhando visibilidade na Itália. A mesma cresceu com o western spaghetti "L'uomo, l'orgoglio, la vendetta" aka. "Django Não Perdoa, Mata". O filme foi um fracasso comercial e de crítica, mas Bazzoni conseguiu juntar verba e esforços para dar continuidade ao seus novos projetos, "Giornata nera per l'ariete" aka. "O Quinto Dedo" e "Le Orme" aka. Os Passos (1975). Apesar de nenhum desses ter alcançado o sucesso comercial, Os Passos teve uma aceitação maior do público e críticos, e contava com um dos atores europeus mais pôlemicos e em evidência da época, Klaus Kinski.
Os Passos é possivelmente o mais atípico filme atribuido ao subgênero italiano Giallo já feito, aqui são deixados de fora os assassinatos sangrentos e nudez explícita, para uma atmosfera misteriosa e psicologia lenta, surreal e extremamente complexa dos personagens vir à tona. O nível de mistério é tão grande que chega ao ponto do espectador não ter nenhuma pista do que está acontecendo. Porém, em sua conclusão as cenas que até então pareciam apenas imagens jogadas sem sentido algum são devidamente explicadas. A película é, além disso, sem dúvida, o único Giallo a mostrar uma subtrama de ficção científica.
O filme se inicia com Alice Cespi, interpretada pela brasileira Florinda Bolkan, acordando de um pesadelo recorrente, no qual um astronauta é abandonado para morrer na lua, falando com uma amiga, ela percebe que seu pesadelo não é nada mais do que uma cena de um filme de ficção científica que tinha visto há alguns anos atrás. Alice trabalha como tradutora em Roma, ao voltar para o trabalho, ela é informada sobre a sua demissão por ter faltado três dias. Em sua casa, ela encontra uma fotografia de um hotel em uma ilha chamada Garma, ela decide ir até lá investigar. Embora ela nunca tenha ido antes, estranhamente, várias pessoas na ilha a reconhecem.
É quase impossível dar uma descrição exata da trama de Os Passos, o filme se baseia fortemente em sua atmosfera. Alice se envolve cada vez mais fundo em um mistério que ela não tem idéia de como resolver e nem os telespectadores, gerando complexidade no enredo e em seu gênero. Estilisticamente, o longa é exímio, belas paisagens são capturados por uma fotografia fantástica, o diretor de fotografia é Vittorio Storano, que também fez a cinematografia de Apolcalypse Now de Francis Ford Coppola, O Pássaro das Plumas de Cristal de Dario Argento e 1900 de Bernardo Bertolucci. A atuação de Florinda Bolkan também está excelente. Não foi a primeira vez que Bolkan fez, como personagem, uma mulher mentalmente instável - em 1972, ela atuou, maravilhosamente, em O Estranho Segredo do Bosque dos Sonhos de Lucio Fulci-. Seu desempenho é particularmente envolvente, até porque, não sabemos se ela está ficando louca, ou é vítima de uma conspiração. O restante do elenco inclui uma das maiores estrelas infantis do cinema de Horror Italiano, Nicoletta Elmi, Peter McEnery e nas sequências de sonho, o grande ator alemão conhecido por suas grandes atuações em filmes de Werner Herzog e suas polêmicas envolvendo estupro e violência, Klaus Kinski.
O maior destaque da obra vai para o seu final, é deixado aberto as cenas que o concluem, porém o diretor deixa claro as pontas abertas anteriormente, explicando com palavras ao fim da cena na tela preta. A trilha sonora contribui para criar um clima de tensão e suspense.
Se você está procurando um Giallo com assassinos insanos, belas mulheres nuas e cenas sangrentas, é melhor passar longe deste. Agora se você está querendo apreciar um filme cheio de mistério e suspense, com uma atmosfera inquietante e personagens envolventes, únicos e complexos, esta película pode ser uma boa. Aqueles que não estão familiarizados com o subgênero, aconselho assistirem outros filmes mais tradicionais de diretores como Dario Argento, Mario Bava e Lucio Fulci antes desse. No entanto, é uma grande recomendação para quem adora um grande mistério e histórias surreais.
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