Saltar para o conteúdo
7,6
Cineplayers
8 votos
7,8
Usuários
75 votos
?
Sua nota
Direção
Ava DuVernay
Roteiro:
Ava DuVernay (roteiro), Spencer Averick (roteiro)
Gênero:
Documentário
Origem:
Estados Unidos
Duração:
100 minutos
Prêmios:
89° Oscar - 2017

Um olhar sobre o sistema prisional dos Estados Unidos e como ele reflete o histórico de desigualdade racial na nação.

Elenco

Angela Davis
Ela mesma
Henry Louis Gates
Ele mesmo
David Keene
Ele mesmo
Jelani Cobb
Ele mesmo

Lupas

Faça login para dar uma nota e uma lupa.

  • Tsunami de infográficos, músicas, dados e pronunciamentos acadêmicos organizados de maneira didática, em prol de uma funcionalidade narrativa mais próxima da TV que do cinema. É um assunto que, em boas mãos, poderia render reflexões potentes.

  • O formato é convencional, não se dá voz ao outro lado, e, em vez de só criticar, DuVernay poderia sugerir soluções para o problema. As imagens de arquivo são ricas e o tom apartidário é bem-vindo, mas é o tipo de filme que já vem "validado" pelo assunto.

  • Há muita informação (e informação relevante) no filme, mas a estrutura de Duvernay facilita a absorção do conteúdo, que realmente ajuda a propor uma nova percepção sobre a história racial dos EUA. Mesmo que não se concorde com tudo, é um filme importante.

  • Fundamental para compreendermos o sistema prisional de um país no qual 1 em cada 4 habitantes encontra-se preso e a abismante ligação disto com a monetarização do cárcere e com o histórico de desigualdade racial na dita "terra da liberdade".

Comentários (0)

Faça login para comentar.