Saltar para o conteúdo
Terror Fantasia

Golem - Como Veio ao Mundo, O

(Golem - Wie er in die Welt Kam, Der, 1920)
6,0
Cineplayers
1 voto
6,5
Usuários
26 votos
?
Sua nota
Direção
Paul Wegener
Gênero:
Terror, Fantasia
Origem:
Alemanha
Duração:
91 minutos

Ambientado em Praga, século XVI, onde uma pequena vila de judeus é posta em cheque pelo kaiser. Para defender a cidade, o velho cientista Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser de cera de enorme porte e força. À princípio, a criatura apenas obedece seu mestre, mas, à medida em que o tempo passa, ele passa a ter consciência da própria existência, e decide tomar os rumos de suas ações.

Elenco

Ernst Deutsch
Lothar Müthel
Dore Paetzold
Otto Gebühr
Max Kronert
Hans Stürm
Lyda Salmonova
Albert Steinrück
Paul Wegener
Greta Schröder
Loni Nest
Fritz Feld
Jester

Lupas

Faça login para dar uma nota e uma lupa.

  • Propaganda pró-semita, Golem é ótimo em sua fotografia e alguns raros momentos aterrorizantes. O desenvolvimento um tanto quanto lento prejudica um pouco a obra.

  • Vem da mitologia judaica a lenda do Golem. Uma criatura de pedra ou de cera com grande força e poder. Essa criatura pode ser “despertada” através de rituais de magia e servir ao povo judeu como seu protetor.

  • Uma obra importante como cinema, apesar da propaganda religiosa. Temos aqui uma lenda judaica que muito se assemelha nos dias atuais as histórias de robôs que vire e mexe se voltam contra os seus criadores.

  • O Golem se trata de uma antiga lenda judaica sobre um homem de barro muito forte que surge através da magia para salvar seu povo, é bastante apropriada ter sido levado aos cinemas numa época em que o anti-semitismo avançava na Alemanha e na Europa.

  • Há cenas interessantes e muito boas ao longo do filme (a invocação de Astaroth,ainda é assustadora) e o Golem é uma figura que faz valer a experiência,aliás,o roteiro todo. Mas o ritmo lento torna tudo penoso e complicado.

  • Crianças com flores sentadas no Golem inanimado após este quase destruir a cidade; fogos flutuantes num círculo de magia enquanto uma cabeça demoníaca enorme surge... Tem bons momentos.

  • 08/11/08 - Uma história de terror que influenciou muitos clássicos do gênero que vieram depois, principalmente "Frankenstein". Uma obra imperdível para aqueles que querem conhecer melhor o Expressionismo Alemão.

Comentários (0)

Faça login para comentar.