“O mundo de Andy” é como “Man on the Moon” foi chamado no Brasil, filme de Milos Forman estrelado por Jim Carrey que conta a história do controverso comediante Andy Kaufman. O título nacional é extremamente assertivo pois a cinebiografia nos transporta para o universo próprio em que o humorista vivia, onde o que mais importava era tocar o público, causar uma reação na plateia, independente da forma.
A personalidade de Andy é desenvolvida com maestria, e com cenas dotadas de uma beleza agradavelmente peculiar. Como a em que o comediante faz experimentações visando o humor presente no silêncio, ou então o famigerado momento de sua carreira onde recita todo o livro “O Grande Gatsby” no auditório.
A atuação de Carrey como Kaufman é histórica, exemplar e inesquecível. Não à toa só cresce com o tempo e atualmente existe um documentário inteiro dedicado à performance do ator canadense, “Jim & Andy”, filme documental que registra os bastidores da obra e as situações proporcionadas por atuar no método. Uma rara combinação perfeita entre ator e personagem.
Vale ressaltar a elegância de Forman na direção, abdica de qualquer virtuosismo em função de contar uma história convincente e tem plena consciência de que o protagonismo de seus filmes pertence exclusivamente aos personagens. Com a experiência de já ter dirigido obras biográficas como “Amadeus” e “O povo contra Larry Flint”, o cineasta detém a maturidade que esse filme pedia.
Gostaria de dedicar o último parágrafo a cena final, que considero uma das mais belas que já vi dentro de minha não tão vasta experiência como espectador de cinema. Tony Clifton (personagem criado por Kaufman, uma das melhores coisas do filme) cantando “I Will Survive”, seguido dos rostos de comediantes históricos e Andy junto a eles, finalizando com a música “Man on the Moon” da banda R.E.M, feita em homenagem ao humorista e responsável pelo título original do filme. Espetacular!
Mais do que um registro, aqui temos a essência de Andy Kaufman transposta fielmente para os cinemas, mantendo-o vivo.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário