Até tenta em alguns momentos, mas não consegue camuflar totalmente seu maniqueísmo baseado nas figuras dos russos e dos alemães em lados opostos. Pra deixar mais esquemático, vai se mostrando como um drama de guerra entremeado por passagens românticas.
Filme perfeito até ler sobre os fatos reais e saber que muito da história foi alterada, sobre Sasha, sua família e não ter sido traidor, o final face, vários fatos acrescentados, desnecessário, a história por si só já era romântica e triste o suficiente..
Ótimo e diferenciado filme que se passa na 2ª Guerra Mundial. Jude Law e Ed Harris em ótimas atuações, impecável tecnicamente e uma direção muito boa de Annaud. Só não leva uma nota maior pelo roteiro, podia ter sido melhor, mas é um ótimo filme.
Consegue criar um bom clima entre os snipers e ainda é bom estudo da maneira como os russos lutaram na Segunda Guerra Mundial, mas, todo o resto de sua narrativa é clichê, atropelada e desinteressante.
Uma visão bastante diferente do que estamos acostumados a ver em filmes sobre a 2ªGM. É uma pena que vermos russos e alemães falando em inglês durante toda a obra, acaba perdendo o senso de realidade empregado. Alguém explica o título nacional?