- Direção
- John Huston
- Roteiro:
- John Huston (roteiro), Dashiell Hammett (romance)
- Gênero:
- Drama, Policial
- Origem:
- Estados Unidos
- Duração:
- 101 minutos
- Prêmios:
- 14° Oscar - 1942
Lupas (35)
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Estilo. Sagacidade. Malícia. Sensação de labirinto. Desejo. Ganância. Figuras corruptas. Charme. Cinismo. Humphrey Bogart. Noite. Ambiguidade. Mulher fatal. Mary Astor. Cretino. Força imagética. John Huston. Humor sujo. Palavras tortas. Dashiell Hammett. Sorrisos e lágrimas. Filme síntese da perdição e grandeza do Noir.
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Quando o personagem do Bogart pergunta ao escrivão se ele está pegando tudo o que está se passando, ele também está perguntando isso ao espectador. Huston inaugura o gênero noir com um filme com ótimos enquadramentos, ressaltando o cinismo de cada um dos personagens, cujas mentiras são tão presentes nos bons diálogos que confundem o espectador, duvidando a todo momento do que é falado no filme.
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Demasiadamente pautado em diálogos, vai ganhando força com as histórias de personagens fascinantes que se trombam, em dinâmicas muito bem conduzidas por direção e elenco. O noir surge como uma farsa. Personagens sujos atrás de sonhos que não se realizam.
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Bogart domina o filme, várias camadas de um arquétipo de detetive, calculista, sarcástico, um dos mais marcantes que já vi no cinema, os diálogos do filme são outro destaque, muito bem escritos, mesmo hoje em dia não ficaram datados, diálogos rápidos e um bom duelo de palavras, num filme que tem pouco ação, tudo fica por conta do mistério e das reviravoltas e fazem o suspense crescente é sem saber pra onde irá, é um terceiro ato inteiro praticamente num único cenário, clássico.
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Um filme todo sustentado pelo texto que é sensacional em seus diálogos ásperos e revelações surpreendentes.
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Simplesmente espetacular! Bogart sensacional em sua atuação.
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Filme com diálogos rápidos e histórias truncadas, não pode se distrair, senão perde todo contexto do filme. No filme fica nítido a discrepância de atuação entre Peter Lorre e Humphrey Bogard, Lorre simplesmente brilha em cena, a Borgad só restou fazer charme e mostrar classe. Greestreet também está excelente no papel de "mafioso".
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Um clássico do cinema noir, se você quer conhecer este gênero comece por aqui. O clima sóbrio e introspectivo numa trama cheia de mistérios em que o destaque vai para Bogard, que nos conduz no intrincado roteiro, e Lorre, tão intimidador que chega a dar arrepios. Uns buscando respostas, outros buscando fortuna, o filme de John Huston é, enfim, daquilo do que os sonhos são feitos...
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Filme que fundamentou a cartilha Noir. Está tudo aqui, inclusive a trama confusa. Mas visto hoje é um tanto engessado, pela ausência de montagem paralela e pela atuação de Bogart.
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Uma trama intrincada, cheia de dúvidas e personagens dúbios, fundamental ao cinema por dar origem ao noir.
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Um filme clássico que prende a atenção ainda hoje, mas eu adoraria ver uma boa refilmagem atual.
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É um tanto confuso demais, mas é um ótimo filme. Humprey Bogart e Mary Astor estão bem, mas Peter Lorre rouba a cena. Ótima estreia de John Huston na direção e um ótimo começo pro noir. Não é por acaso que é considerado um clássico, ótimo filme.
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Uma pena que o ritmo acelerado dos diálogos e da trama tenham sido condensados em uma duração tão curta, o que invariavelmente resulta em uma narrativa confusa e até mesmo cansativa, pois, seus personagens e o climão noir instalado são certeiros.
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Com uma típica atmosfera do cinema noir e fortes personagens decadentes, John Huston lança o gênero ao qual pertence, mas que poderia ser bem mais envolvente do que já é, se não fosse pela atuação de Borgat, que dialoga rápido demais, tornando a trama um pouco confusa.
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Sua força está no diálogo e nos tipos dúbios muito bem representados, ainda que soe apressado em diversos momentos, o que prejudica um pouco a absorção completa da sua história. Bom filme.
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Expoente clássico do Cinema noir, notabilizado pela constante imprevisibilidade de seus personagens e conflitos destrutivo de interesses. No final, não há mocinhos, não há bandidos, apenas pessoas impulsionadas pelo desejo ardente da cobiça.
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É bom, mas é um pouquinho confuso. Um pouquinho só. Os personagens falam muito rápido. Aquele mini romance dos dois lá é completamente desnecessário.
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Destinos cruzados em uma trama bem bolada que exige atenção e raciocínio rápido. Pertence a um tempo em que não subestimar a audiência parecia ser a regra.
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Excepcional noir.Rico em atmosfera e com uma história muita interessante - cheia de enganações e trapaças,um ponto máximo do jogo de ambição. A longa cena do quarto,revelação e clímax,é uma maravilha.Diálogos e rudeza espetaculares.Bogart maltrata sem dó
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Gosto bastante do film noir, mais pela aura soturna que o acompanha do que dos filmes em si. Esse daqui é um tanto confuso, um pouco inverossímil e um tanto arrastado, mesmo assim é um bom filme com várias reviravoltas e um Bogart sempre inspirado.