- Direção
- Josef von Sternberg
- Roteiro:
- Heinrich Mann (baseado na obra de), Carl Zuckmayer (roteiro), Karl Vollmöller (roteiro), Robert Liebmann (roteiro), Josef von Sternberg (roteiro - não creditado)
- Gênero:
- Drama, Musical
- Origem:
- Alemanha
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 99 minutos
Lupas (14)
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Uma descida ao inferno da degradação humana. Uma fábula do desejo carnal e suas consequências. O conto do homem destroçado pela própria inércia e estupidez. O personagem de Emil Jannings é vítima e algoz de si mesmo, não estava preparado para a sensualidade selvagem de Marlene Dietrich, não estava pronto para pagar o preço do ser carnal por excelência. Talvez a grande realização de Josef von Sternberg.
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Da paixão à ruína, sem floreios e sem firulas. Lola não tem nada de angélica, e pobre do professor quando enfim se dá conta disso...
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É só uma comédia romântica vazia, insignificante e sem graça. O roteiro que apresenta uma premissa batida, ainda tem um desenrolar padrão, com personagens não muito interessantes e um desenvolvimento pífio. Isso sem falar do desfecho ordinário.
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Acabei vendo numa cópia bem inferior a restaurada que circula por aí em HD o que pode ter prejudicado minha avaliação do filme. Achei meio engessado, os primeiros filmes falados eram difíceis de filmar, e só vi grandes elementos nas atuações e na historia
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Von Sternberg viajou à Alemanha para filmar com diretor de fotografia e de arte locais vindos do expressionismo, o que deu uma composição visual curiosa. Exemplo disso é o derradeiro travelling em retrocesso na sala de aula. Fora Marlene Dietrich, claro.
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Melancólico, ousado e com uma mise en scene soberba. Entre os mais amargos filmes já feitos....
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O filme deixa de ser interessante quando algumas escolhas acabam alongando demais o filme e acaba causando distanciamento. Mas a sequência final faz a sessão ter valido a pena.
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Reconheço sua importância,mas não o coloco como um dos grande títulos.O campo visão é muito saturado de objetos e o ritmo cai demais após a transformação de Rath. Sobra Jannings e falta Dietrich.Ela é o verdadeiro motivo e brilho daqui.Um espetáculo.
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Ah, Marlene Dietrich e essas mulheres das décadas de 20 e 30.... e 40. e 50. e 60. e 70(...) Meu coração não aguenta! - Reiterações héteras à parte, a decadência de Prof. Rath é tão cruel, que, por poucas vezes, senti tanta pena de um personagem assim.
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09/04/07
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Muito bom filme !
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Técnica: 8.5 Arte: 8.5 Ciência: 8.0 Nota: 8.33
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Já se viu algumas tendências parecidas décadas depois, mas não existe uma Dietrich que convença como esta.
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Deixando de lado a importância histórica do filme, bem como as mensagens subliminares sobre o nazismo que alguns conseguem ver, o que sobra é um roteiro inconsistente e ilógico, apenas com personagens caricatos, ainda que bem interpretados.