Saltar para o conteúdo
8,3
Média
205 votos
?
Sua nota
Direção
Roteiro:
Sergio Amidei, Alberto Consiglio, Roberto Rossellini, Federico Fellini, Suso Cecchi D'Amico
Gênero:
,
Origem:
Estreia:
31/12/1969
Duração:
100 minutos
Prêmios:
1° Festival de Cannes - 1946, 19° Oscar - 1947

Filmes Relacionados

Lupas (23)

  • Documento histórico. Peça de resistência. Um marco imprescindível no campo das artes no século XX. "Roma, Cidade Aberta" é da aquela espécie de filme que deveria ser exibido nas escolas - tanto pelo seu contexto histórico, de produção, por sua enorme influência no Cinema realizado posteriormente. Imprescindível!

    Zacha Andreas Lima | Em 21 de Janeiro de 2023 | NOTA: 8.5
  • Dá esperança com uma mão e tira com a outra. Em seguida te esbofeteia e você sai com a cara ardendo.

    Paulo Henrique de Aragão | Em 14 de Agosto de 2022 | NOTA: 9.0
  • Não importa quando longo o inverno seja, a primavera sempre virá. Tanto na vida, como na arte. "Roma, città aperta" é a prova disso. Rosselini usa a apreensão de liberdade que vivenciou na Itália para expressar, não somente um grito político, mas um novo movimento artístico.

    André Araujo | Em 13 de Agosto de 2020 | NOTA: 9.0
  • A dignidade e o cinismo são conduzidos magistralmente por Rossellini nesse atestado antiguerra. As dores da guerra não residem tanto na eliminação física de seres humanos, mas na nulificação completa da compaixão. Ainda relevante em tempos de crescente individualismo e otherism em praticamente todo o globo.

    João Vitor G. Barbosa | Em 29 de Março de 2020 | NOTA: 9.0
  • Direção e roteiro poderia ter sido melhor, mas é um ótimo filme. Destaque pra ótima atuação de Anna Magnani. Não é por acaso que é um marco na história do cinema. Grande filme.

    Thiago Cavalcante Hércules | Em 02 de Setembro de 2018 | NOTA: 8.0
  • Foge do padrão dos outros filmes do gênero; apresenta uma estória mais lenta, sem grandes acontecimentos; o que acaba gerando um filme insípido, sem emoção (exceto pela cena do tiro) e com personagens tão desinteressantes quanto a própria trama.

    César Barzine | Em 26 de Novembro de 2017 | NOTA: 7.0
  • Tem um inesperado lado cômico que provavelmente o ajudou a sobreviver às intempéries do tempo.

    Jules F. Melo Borges | Em 25 de Outubro de 2016 | NOTA: 6.5
  • Visão devastadora de um momento tão próximo de sua existência, com grande naturalidade narrativa, personagens realistas e um tom gradativo de melancolia que te desafia a procurar esperança. Um filme feito para seu tempo, indo muito além dele.

    Guilherme Algon | Em 17 de Fevereiro de 2016 | NOTA: 8.5
  • Realizado logo depois da libertação da capital italiana, o filme conta com as magistrais interpretações de Anna Magnani e Aldo Fabrizi. É antológica a cena da morte de Pina, personagem de Magnani.

    Edward Jagger DeLarge | Em 10 de Fevereiro de 2016 | NOTA: 8.0
  • Começa uma choradeira com esse papinho de resistência, no qual padres e comunistas dividem o palanque. Depois de um imenso chrorô, o filme cresce muito e nos vemos realmente diante de uma obra relevante (falo dos 20 minutos finais com seus belos diálogos)

    Daniel Mendes | Em 28 de Setembro de 2015 | NOTA: 7.5
  • Filme bastante fraco, com personagens desinteressantes que vale a pena ser conferido por ser um marco inicial de um movimento de vanguarda mas não deveria ser levado tão à sério.

    Eliezer Lugarini | Em 03 de Maio de 2015 | NOTA: 5.0
  • 12/12/07

    Eduardo Scutari | Em 05 de Março de 2014 | NOTA: 9.5
  • Personagens toscos, com atuações ainda mais toscas.

    Samuel Boitar | Em 28 de Fevereiro de 2014 | NOTA: 5.0
  • A dicotomia entre nazismo e catolicismo, arquitetada por Rossellini, ou é muito mal-intencionada ou muito ingênua. O acordo entre o Vaticano e o Reich nazista de 8 de julho de 1933 e a própria História o desmentem.

    Lucas Delon | Em 20 de Novembro de 2013 | NOTA: 5.0
  • Rossellini entrou pra história com um filme manifesto do neo-realismo italiano, mas independente disso, cria uma obra bem interessante, enfatizando o nojo nazista e em alguns raros momentos, até certo arrependimento de um dos figurões alemão.

    Bruno Ricardo de Souza Dias | Em 25 de Outubro de 2013 | NOTA: 7.5
  • Um filme emblemático que, apesar do ritmo irregular, oferece passagens de reflexão oportuna. Rossellini foi corajoso ao revolver uma ferida ainda tão recente à época.

    Patrick Corrêa | Em 21 de Outubro de 2013 | NOTA: 7.0
  • O filme tem o seu valor histórico para o cinema e um importante valor político, além de algumas belas passagens, mas é duro aguentar algumas coisas como o papel de protagonista conferido a um padre, que se torna quase mártir, e o alemão consciente no fim

    Douglas Braga | Em 16 de Abril de 2013 | NOTA: 6.5
  • Que canseira...

    Angelão | Em 03 de Outubro de 2012 | NOTA: 6.0
  • Documento histórico da 2ª Guerra Mundial, "Roma, Cidade Aberta" é um grande filme, visceral e humano, assim como a proposta do neo-realismo italiano.

    Daniel Oliveira | Em 30 de Junho de 2012 | NOTA: 8.5
  • Um verdadeiro gênio do cinema não é apenas o que faz o melhor filme da sua carreira logo na primeira tentativa: É o que consegue retratar períodos fatídicos da humanidade de uma forma única e inesquecível na tela. Essa é a salvação do cinema, sempre será.

    Douglas Rodrigues de Oliveira | Em 16 de Abril de 2012 | NOTA: 8.0