Sabe aqueles filmes no qual a gente tem um carrinho especial,mesmo quando envelhecemos e carregamos mais experiencia, é difícil criticar a obra mesmo com seus defeitos. Menino Maluquinho é assim. O que eu mais gosto do filme é sua simplicidade narrativa de retratar a época gostosa da infância de brincar e ser feliz, ao mesmo tempo também encarrar momentos difíceis (divorcio e morte).
Que filme delícia, recheado de saudosismo, nostalgia pura, nos remete a nossa infância, nossos avôs, até as cenas extremamente melosas e exageradamente bondosas são lindas, carregadas de poesia e encanto, fiel a literatura, e com um tristeza dolorida, real e singular... Encantada... "Morreu como um passarinho", como meu pai e meu tio... s2... :.(
O ambiente escolar é terrivelmente apresentado (infértil e disciplinar), mas sua força reside na ludicidade da obra: Maluquinho brinca, sonha e é feliz. Isso é tudo o que interessa.