
- Direção
- Joseph H. Lewis
- Roteiro:
- Philip Yordan
- Gênero:
- Policial, Drama
- Origem:
- Estados Unidos
- Duração:
- 84 minutos
Lupas (9)
-
Sedução do poder, violência inata, dinheiro como força motora do mundo. Quando se tem uma overdose de cenas compostas a partir da mais avassaladora camada de sombras que alguém já pintou em um Noir. Nada existe fora das sombras. Trevas que devoram os personagens, lançam um abismo de incertezas, confrontam com seus desejos, mastigam a sujeira da noite. Trabalho primoroso de encenação, cada plano procura valer o filme. Exploração da imagem no seu máximo.
-
Mais um ótimo noir. Cornel Wilde está bem, assim como Jean Waalace também atua bem, mas é Richard Conte quem tem a melhor atuação, fazendo um ótimo vilão. A direção de Joseph H. Lewis é ótima. O roteiro mesmo com uma história apenas boa, faz um bom desenvolvimento de personagens e tem umas boas reviravoltas. A fotografia é belíssima, criando cenas belíssimas, principalmente a sequência final. Ótimo filme que deveria ser mais conhecido.
-
Talvez a trama em si nem me empolgue tanto quanto seu aspecto visual de encher os olhos de qualquer cinéfilo . Um dos noirs mais bem fotografados da histórias onde as sombras engolem literalmente seus personagens.
-
Jogo baixo quando, logo na primeira sequência, tem um Lee Van Cleef atuando na sua cara, e na última, uma espetacular homenagem direta e objetiva a 'Casablanca', o romance dos romances, num diamante que pode e talvez mereça ser tudo, menos romântico.
-
Noir angustiante que inverte a condição da mulher e explora as relações de poder (toda submissão e crueldade que lhe são peculiares) como poucos.
-
Mergulhar na escuridão.
-
Classicaço na estética, lindo p&b, cinema de primeira. Obra prima. Cheio de estilo, como mr. Brown.
-
Algo sujo fez para chegar onde está.
-
A degradação moral e o egoísmo dos personagens - nem mesmo o policial age apenas movido pelo senso de justiça - são perfeitamente traduzidos na deslumbrante escuridão da fotografia. Sem dúvida, um dos melhores noir já feitos.