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Através das Oliveiras

(Zire darakhatan Zeyton, 1994)
7,9
Média
74 votos
?
Sua nota
Direção
Abbas Kiarostami
Roteiro:
Abbas Kiarostami
Gênero:
Drama
Origem:
França, Irã
Estreia:
31/12/1969
Duração:
103 minutos
Prêmios:
47° Festival de Cannes - 1994

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Lupas (12)

  • Um experimento sobre como filmar a realidade, não sendo necessariamente realidade, mas algo próprio e diferente. Mas que também não é precisamente ficção, mesmo que seja, obviamente, ficção. Um tanto confuso? Não. Essa é a força do Cinema de Kiarostami, está tudo na composição, na melodia da paisagem, no diálogo entre as pessoas/personagens. O filme é sua história, seu processo de criação, as múltiplas interpretações que podemos tirar dele. Arte é um elemento vivo. É cultivar o singular.

    Zacha Andreas Lima | Em 01 de Abril de 2024 | NOTA: 9.0
  • Alguém me diz que esse "diretor" está de zueira! Não sei nem se dá pra chamar isso de filme ruim, pois é algo ANTERIOR a um filme que se preze, e pior que ruim! Parece uma obra amadora vindo de uma mente perturbada ou quem sabe tentando fazer um filme cult pavoroso. Cult, 02-07-2020.

    Davi de Almeida Rezende | Em 02 de Julho de 2020 | NOTA: 0.0
  • Sensível e tocante.

    Thiago Kunitz Daniel | Em 27 de Abril de 2020 | NOTA: 9.5
  • É impressionante como Abbas consegue falar com tanta qualidade sobre o cotidiano, aflições e sentimentos do seu País, e a o mesmo tempo seu próprio processo de filmagem. No fim você se vê e entende aquelas pessoas e o que o homem atrás das câmeras quer falar. Gênio Maior!

    Phellipe Araujo | Em 28 de Janeiro de 2020 | NOTA: 9.0
  • Partindo de uma estética seca e arranhada, Kiarostami instaura, em seus primeiros minutos, o que seria o jogo narrativo do filme: a cena de apresentação do diretor/ator abre o embate entre ficção e realidade, que se manifesta como um caos no filme, pois se trata de uma dualidade que se mistura de forma totalmente agarrada. E prosseguindo com os embates, há a oposição não apenas da garota, mas da cultura local contra o rapaz, uma rejeição vinda do seio daquele grupo.

    César Barzine | Em 16 de Novembro de 2019 | NOTA: 7.5
  • Cada vez que reflito sobre este filme chego à conclusão que o amor platônico não correspondido é o de Abbas para o cinema. Talvez seja um retrato da desvalorização de seu trabalho para a opinião pública, a simbologia do eterno silêncio da garota.

    Eliezer Lugarini | Em 19 de Outubro de 2018 | NOTA: 9.0
  • Com a calma e paciência de sempre, Kiarostami nos mostra uma história de amor não correspondido em meio a um caos social causado por um terremoto em uma terra já sofrida. Um fio de esperança existente ainda é melhor do que a certeza do não definitivo.

    Bruno Ricardo de Souza Dias | Em 23 de Julho de 2016 | NOTA: 7.5
  • A cena final, é uma das coisas mais maravilhosas desse mundo.

    Guilherme Santos | Em 21 de Maio de 2016 | NOTA: 9.0
  • Kiarostami é um dos poucos nomes do cinema que consegue mistificar uma cultura enquanto a torna universalmente plausível e humanamente louvável. A cena das oliveiras ao vento é belíssima.

    Douglas Rodrigues de Oliveira | Em 04 de Dezembro de 2014 | NOTA: 7.0
  • 03/03/11

    Eduardo Scutari | Em 09 de Fevereiro de 2014 | NOTA: 8.5
  • Kiarostami usa o cinema como espelho para debater a paixão inflamada pela própria arte e pelo olhar que atordoa, chegando perto da filigrana do amor.

    Patrick Corrêa | Em 09 de Fevereiro de 2012 | NOTA: 8.0
  • Igual a todos os trabalhos de Kiarostami e exclusio para quem aprecia suas obras. Aparentemente, nada de roteiro e nem filmagens planejados, apenas situações que "vão ocorrendo" de improviso. Enfim, extremamente chato!

    Gilberto C. Mesquita | Em 16 de Agosto de 2011 | NOTA: 0.0