Saltar para o conteúdo

Notícias

Efeito ioiô nos relacionamentos está até nos seriados revela Betway

Efeito ioiô Betway
Imagem de piviso em Pixabay

No mês do Dia dos Namorados, o site de jogos de roleta online Betway divulgou um estudo sobre os casais de seriados. Afinal, nem tudo é perfeito na ficção. Assim como nos relacionamentos da vida real, nas telinhas e telonas, as pessoas têm conflitos e, por isso, brigam e reatam.

Há algumas histórias em que o chamado relacionamento ioiô é mais comum. Embora costumem ser abordadas de forma leve, essas situações requerem atenção quando ocorrem de verdade. A Betway entrevistou psicólogos para também entender em quais casos esses problemas estão presentes. Veja só!

O famoso tempo de Rachel e Ross

Quem assistiu ao seriado Friends sabe da clássica história do “tempo” do Ross e da Rachel. Depois de uma briga, Ross sai com uma outra garota. Porém, quando Rachel descobre isso, fica magoada, pois, segundo ela, eles tinham apenas brigado. Já para Ross, o casal estava dando um tempo, ou seja, sem a mesma responsabilidade e fidelidade que se estivessem juntos.

O caso é lembrado em outras temporadas, até o final do seriado, quando o casal realmente fica junto. A suposta traição de Ross é debatida pelos fãs, da mesma forma que a traição de Capitu no livro Dom Casmurro. Nas duas histórias, não existe uma resposta correta, pois cada um tem a própria interpretação do que aconteceu.

Outros casais do seriado, no entanto, não passam pelo mesmo vai-e-volta. Monica e Chandler, por exemplo, são conhecidos pela maturidade. Tanto que há uma cena os personagens, que estão a ponto de se estressar um com o outro, dizem que é melhor conversar como pessoas adultas.

Romantismo até o capítulo dois

É normal que as pessoas se inspirem nas histórias da ficção, até porque, é de se esperar que o enredo termine bem. No entanto, analisando mais de perto, é possível notar que, mesmo nos seriados mais cômicos, há muito desgaste entre os casais mais populares.

Karen e Hank, por exemplo, do seriado Californication começam a história divorciados, se reconciliam, porém, as diferenças fazem com que eles vivam sempre um ciclo vicioso. De acordo com a pesquisa efeito io-io da Betway, eles ficam juntos de verdade em apenas 3% dos episódios totais.

Para os psicólogos, o efeito ioiô ocorre porque as pessoas envolvidas não mudaram durante o tempo que ficaram longe. Por isso, ao fazer as pazes, os incômodos voltam à tona, prejudicando a paz dos casais. “Todo término gera tristeza, saudade, luto. Muitas pessoas não se dão conta, acham que é saudade, que é amor, e voltam. Mas quando voltam, voltam pro mesmo casal que acabou antes. Não existe aprendizado, mudança. Por mais que alguns digam ‘vou mudar’, por mais que tenham promessas”, afirma o psicólogo e pedagogo Matheus Vieira (CRP 08/11358).

Quando o desentendimento vira rotina

Muitas vezes, para não deixar a história pesada demais, os roteiristas preferem afastar os personagens. Na vida real, porém, a separação pode não ser tão simples e, na tentativa de ser feliz, as pessoas se machucam ainda mais.

As brigas são normais em qualquer casal, seja na ficção ou não. Isso porque ninguém concorda com o outro em absolutamente tudo, além do que, o estresse do dia a dia e do trabalho afeta a todos, provocando um efeito dominó. O indivíduo está chateado e se mostra zangado para com o outro, mesmo quando ele não é o causador daquela situação.

O grande problema acontece quando os momentos de tensão são mais comuns que os de tranquilidade e companheirismo. Nessas situações, as pessoas deixam de aproveitar a relação e passam a estar ali apenas por estar, já que o sentimento se desgastou.

Sem contar que quanto mais o casal tem histórias iôiô, mais sentimentos negativos guardam. A Summer e o Seth do seriado The OC, por exemplo, tiveram 20 términos em 4 temporadas! Na vida real, caso eles não mudassem para valer, não sairiam do lugar e continuariam remoendo o desgaste e não curtindo o amor.

Ainda que não seja fácil, a vida - e a ficção - mostra que é possível dar um novo rumo à relação. “O casal pode voltar e ser feliz depois do término, vejo isso todos os dias. Mas ele volta e dá certo quando o casal amadurece. A pessoa que é muito ciumenta, por exemplo, faz as pazes com esse sentimento de insegurança e quando retorna, retorna em uma nova configuração. Ou seja, aquela relação que terminou, quando ocorre essa reconciliação, já não é a mesma”, afirma o especialista.

Comentários (0)

Faça login para comentar.