Saltar para o conteúdo

Notícias

Ídolo cult dos filmes de terror, Sid Haig falece aos 80 anos


Cara conhecida dos filmes exploitation dos anos 60 e 70 que depois seria redescoberto pelas novas gerações e conquistaria um status de astro do cinema de nicho, o ator Sid Haig faleceu em 21 de setembro decorrente de uma infecção no pulmão, após estar internado desde o iníco do mês. Ele tinha 80 anos.

Haig nasceu em Fresno na Califórnia como Sidney Eddie Mosesian, descendente de uma família armênia. O seu rápido crescimento fez sua coordenação motora ser prejudicada, o que levou sua família a matriculá-lo em aulas de dança. Ainda na década de 50, seus talentos como baterista acabariam rendendo a oportunidade de gravar o single de sucesso Full House, da banda T-Birds, alcançando uma surpreendente quarta posição nas paradas.

Ainda no ensino médio, sua professora de teatro Alice Merrill o incentivou a seguir a carreira arstística. Merrill acabou apresentando-o ao astro da comédia nos anos 40 Dennis Morgan o ofereceu um papel grande em uma peça. Dois anos após, acabaria entrando para a Pasadena Playhouse, curso onde também estudaram Gene Hackman (Operação França) e Dustin Hoffman (Perdidos na Noite).

Seu primeiro emprego como ator foi em The Host, filme estudantil dirigido por Jack Hill, cineasta que viria a comandar clássicos blaxploitation como Foxy Brown e Coffy: Em Busca da Vingança, todos com Haig como ator-fetiche. Também fez vários trabalhos para o lendário produtor de filmes B Roger Corman.

Fez carreira no cinema e na televisão principalmente como vilão, em mais de cinquenta filmes e seriados diferentes. No tela grande, podemos destacar THX-1138, de George Lucas (Star Wars), O Imperador do Norte, de Robert Aldrich (Os Doze Condenados) e até mesmo um papel em 007 - Os Diamantes São Eternos.

Posteriomente, já sagrado como vilão dos terrores de baixo orçamento, reencontraria o público por conta de fãs artistas: com Quentin Tarantino conseguiu papéis menores em Jackie Brown e Kill Bill, mas travaria relação de trabalho mais intensa com Rob Zombie, que não cansa de demonstrar seu amor por filmes B e seus astros e estrelas. Com Zombie, Haig fez seu papel mais famoso, o Capitão Spaulding nos filmes A Casa dos 1000 Corpos, Rejeitados Pelo Diabo, The Haunted World of El Superbeasto e 3 From Hell. Mais recentemente, continuava a mostrar sua veia de astro do gênero ao aparecer contracenando com Kurt Russel em No Rastro da Maldade, elogiado filme de S. Craig Zahler (Confronto No Pavilhão 99).

Haig deixa a esposa Susan L. Oberg, com quem era casado desde 2007. 

Comentários (1)

Josiel Oliveira | segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 - 23:45

Poxaaa.. grande figura do exploitation. Gosto muito do trabalho dele.

Faça login para comentar.