Saltar para o conteúdo

Notícias

Jean-Claude Brisseau falece aos 74 anos


O cineasta francês Jean-Claude Brisseau, famoso por abordar violência, sexualidade e misticismo em filmes radicalmente autorais, faleceu no dia 11 de maio de 2019. Ele tinha 74 anos e enfrentava um estado delicado de saúde já há algum tempo.

Brisseau era autodidata, tendo comprado uma câmera super-8 com o dinheiro que ganhava como professor na década de 70. Filmando durante os feriados, enviou seu primeiro filme La croisée des chemins para os cineastas Maurice Pialat (Sob o Sol de Satã) e Eric Rohmer (O Signo do Leão), e este último o ajudou a financiar seu primeiro projeto longa-metragem As Sombras. Alcançou sucesso comercial em 1989 com Boda Branca, filme que não era muito de seu apreço.

Com o fracasso de Anjo Negro, passou a se autoproduzir, retomando um novo auge na carreira coma trilogia formada por Coisas Secretas, Os Anjos Exterminadores e À Aventura. Em 2012, venceu o Leopardo de Ouro em Locarno por A Garota de Lugar Nenhum. Uma condenação na justiça por assédio sexual contra duas atrizes abalou bastante sua carreira e suas obras passaram a ser bastante espaçadas, mas o prestígio crítico já o havia consagrado como um dos diretores franceses mais importantes da sua geração. Seu último filme foi Que le diable nous emporte, lançado em 2018.

Comentários (0)

Faça login para comentar.