Saltar para o conteúdo

Notícias

Morre o compositor André Previn


Compositor e condutor de orquestra, André Previn faleceu no dia 28 de fevereiro de 2019 no seu apartamento em Manhattan, Nova York. Ele tinha 89 anos.

Nascido em Berlin no dia 6 de abril de 1929 como André George Previn, o músico entrou no Conservatório de Música de Berlim aos 6 anos, porém foi expulso em 1938 por ser judeu. Após continuar brevemente os estudos em Paris, a família Previn emigrou para Los Angeles. 

Influenciado pelo pianista de jazz Art Tatum, Previn especializou-se no gênero aos 12 anos e aos 16 anos conseguiu seu primeiro emprego transcrevendo um número de jazz improvisado pelo pianista Jose Iturbi para o filme Romance no México (1946). Ele passaria os próximos anos trabalhando com ensaios e sincronização de trilhas, entre outros trabalhos.

Sua primeira chance viria em 1949, quando assinou a trilha sonora do filme O Sol da Manhã, que o próprio definiria anos depois como "a trilha sonora mais inepta já feita". Apesar disso, o trabalho acabou valendo um cargo como compositor-condutor da MGM, e após uma passagem pelo serviço militar, ele passou a adaptar musicais de teatro para a tela grande e a trabalhar com nomes como Gene Kelly. 

A consagração viria no final da década de 50 e início da de 60, quando ganhou por Gigi em 1958 e Porgy & Bess em 1959 - antes de completar 30 anos de idade. Ele conquistaria outro campeonato em 1963/64 por Irma La Douce e Minha Bela Dama, respectivamente.

Além desses filmes, Previn também compôs para Longa Jornada Noite Adentro, Beija-me Idiota, Uma Loura Por Um Milhão, Adeus, Mr. Chips e Rollerball - Os Gladiadores do Futuro. Ele depois abandonaria o cinema para conduzir orquestras como a Orquestra Sinfônica de Londres e a Filarmônica de Los Angeles.

Previn foi casado cinco vezes. Sua esposa mais conhecida foi Mia Farrow (O Bebê de Rosemary), por quem abandonou Dory Previn, e que posteriormente se divorciariam quando veio à tona o caso de Farrow com Woody Allen (Manhattan). Sua filha adotiva Soon Yi-Previn é atualmente casada com o diretor nova-iorquino. Além de Soon Yi, ele também adotou Li-An Mary, teve três filhos biológicos com Farrow, Matthew, Sascha e Fletcher, dois com a cantora Betty Bennett, Claudia Previn Stasny e Alice "Lovely" Previn, e Lucas Alexander, filho do quarto casamento com Heather Sneddon.

Comentários (0)

Faça login para comentar.