Saltar para o conteúdo

Notícias

Roteirista de Butch Cassidy, William Goldman falece aos 87 anos


O roteirista William Goldman faleceu aos 87 anos em sua casa em Manhattan. A informação é do Washington Post. Sua filha Jenny Goldman informou que o pai teve complicações de câncer de cólon e pneumonia como causa de sua morte.

Goldman venceu Oscar de Melhor Roteiro Original por Butch Cassidy e o de Roteiro Adaptado por Todos Os Homens do Presidente. Versátil, também era conhecido por escrever para todos os gêneros, como é o caso do filme de guerra Uma Ponte Longe Demais, o horror Esposas em Conflito, a biografia Chaplin e a comédia de sci-fi Memórias de Um Homem Invisível.

Também fez sucesso ao transformar seus romances literários em filmes, como é o caso do suspense Maratona da Morte, com Dustin Hoffman e Laurence Olivier, e a celebrada fantasia medieval oitentista A Princesa Prometida. Por conta disso, costumava se considerar principalmente como um romancista. Ele deixa duas filhas, Jenny e Susana.

Goldman também é citado no nosso podcast na edição O Roteiro de Cinema, que você pode ouvir clicando aqui.

Comentários (2)

João Vitor G. Barbosa | sábado, 17 de Novembro de 2018 - 10:14 | Responder

Grande roteirista. Há relatos de que ele escreveu algumas cenas de Zumbilândia. Se for verdade, prova que o cara era versátil mesmo. RIP 😢

CitizenKadu | sábado, 17 de Novembro de 2018 - 19:04 | Responder

São poucos os cinéfilos com quem eu converso que percebem a maestria original do roteiro de Butch Cassidy; e do quanto é monumentalmente difícil adaptar de forma intrigante uma história como "Todos os Homens..."

Faça login para comentar.