Saltar para o conteúdo

Notícias

Rutger Hauer falece aos 75 anos


O ator holandês de cinema e televisão Rutger Hauer faleceu hoje, 24 de julho. Quem deu a informação primeiro foi a Variety, através do agente do ator Steve Kenis, que informou que Hauer acabou por não resistir a uma "breve doença". Ele tinha 75 anos.

Hauer nasceu Rutger Oelsen Hauer em Breukelen, no dia 23 de janeiro de 1944. Filho de dois professores de teatro, ele estudou na Academia de Teatro e Dança de Amsterdã, se juntando a uma trupe experimental em 1964. Em 1969, o até então curta-metragista e documentarista Paul Verhoeven o escalou na série de ação medieval Floris, inspirada em histórias de época como Invanhoé. A fama angariada em seu próprio país fez com que Verhoeven o transformasse em um ator-fetiche, escalando-o também em Louca Paixão (1973), O Amante de Kathy Tippel (1975), Soldado de Laranja (1977) e Sem Controle (1980).

A celebrada dupla fazia um sucesso progressivamente maior e acabou recebendo convites para trabalhar nos EUA. Hauer foi primeiro, trabalhando com Stallone no suspense Falcões da Noite (1981) e, no ano seguinte, fazendo o papel do antagonista Roy Batty no clássico cyberpunk Blade Runner - O Caçador de Andróides (1882), se consagrando graças ao conhecido monólogo "Lágrimas na Chuva", que por conta própria mudou grande parte do roteiro original da cena e reescreveu-o para melhor adequar ao personagem. Apesar da recepção mista à época, o filme se tornou um dos grandes clássicos da história do cinema.

O clássico garantiu sua carreira em Hollywood: seu próximo destaque seria a fantasia Feitiço de Áquila (1985). No mesmo ano, seu amigo Verhoeven estreou em solo americano dirigindo Hauer em Conquista Sangrenta, filme medieval marcado pela violência gráfica que fracassou nas bilheterias à época mas se tornou um cult com o passar dos anos. O cineasta partiria daí para se tornar um famoso cineasta de gênero dos anos 80 e 90, dirigindo filmes famosos como Robocop - O Policial do Futuro (1987), O Vingador do Futuro (1990) e Instinto Selvagem (1992).

A partir daí, Hauer também teve destaque como o vilão de A Morte Pede Carona (1986) e o veterano de guerra cego mas mestre espadachim de Fúria Cega (1989), um remake dos filmes do samurai cego Zatoichi. Consagrado também por conta de uma propaganda feita para a cerveja Guiness, a carreira de Hauer nas últimas décadas  ressaltava suas aptidões para vilão em Buffy - A Caça Vampiros (1992), Confissões de Uma Mente Perigosa (2003), Batman Begins (2005) e Sin City - A Cidade do Pecado (2005).

Já uma lenda viva, estrelou em 2011 a "versão filme" do trailer falso de Grindhouse O Mendigo com Uma Escopeta, também trabalhando para Dario Argento (Suspiria) como Van Helsing em Drácula 3D (2012) e nas séries True Blood e The Last Kingdom

Em declaração à APN, Verhoeven afirmou: "Perdi meu alter-ego. Estou muito triste por ele não estar mais conosco, ele fará muita falta". 

Comentários (0)

Faça login para comentar.