Saltar para o conteúdo

Notícias

Toronto 2019 | Joaquin Phoenix dedica prêmio pela carreira ao irmão River Phoenix

Joaquin Phoenix é um dos grandes atores de sua geração. Três vezes indicado ao Oscar, outras cinco ao Globo de Ouro (ganhando um por Johnny & June), o ator conhecido por papéis dramáticos complexos em Gladiador, Ela e O Mestre já é apontado como forte candidato ao Oscar por conferir a densidade que lhe é característica a um filme de super-herói. No caso, a um típico drama; na verdade, em um longa sobre um vilão, o arquirrival de ninguém menos que o Batman.

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, Coringa é um dos títulos ilustres das apresentações de gala do Festival de Toronto 2019. Para completar, Joaquin Phoenix foi um dos artistas homenageados na ocasião. Imprevisível, o ator surpreendeu mais uma vez ao incrementar seus discursos originais com belas recordações de sua terna idade. Então, lembrou a influência do saudoso River Phoenix, reconhecendo a importância de um gesto simples do irmão mais velho em sua carreira. Veja:

"Quando eu tinha 15 ou 16 anos, meu irmão River chegou em casa do trabalho, nós tínhamos uma cópia em VHS de um filme chamado Touro Indomável, e ele mandou eu me sentar e me fez assisti-lo. No outro dia, ele me acordou e me fez assistir de novo. E disse, 'Você vai voltar a atuar, é isso que você vai fazer'", lembrou Joaquin, fazendo o público suspirar com o ato de River, ator e músico, talento e carisma, cidadão e ativista, morto aos 23 anos de forma acidental e precoce. 

"Ele não me pediu, ele mandou. E eu tenho uma dívida com ele, pois a carreira de ator me deu uma vida muito incrível", disse o ator, emocionado com o clipe exibido antes sobre sua carreira. Então, ele reconheceu a importância de outros membros de sua família: citou as irmãs Rain e Liberty, que ainda considera suas "melhores amigas"; a mãe, por ser "uma fonte de inspiração constante" ("tudo que eu faço é por ela"); e o pai, de quem ele diz ter buscado sua "forte ética de trabalho consigo mesmo" — embora ponderando que o diretor de Coringa, Todd Phillips, poderá desmenti-lo por isso.

"Me diz que nada disso é mentira", brincara, antes, Willem Dafoe, que foi quem lhe concedeu o TIFF Tribute Actor Award. "O ponto é que ele está sempre nos surpreendendo. E a si mesmo."

Coringa é a grande estreia do próximo dia 3 de outubro nos cinemas brasileiros. Veja o trailer:

Comentários (0)

Faça login para comentar.