Saltar para o conteúdo

Notícias

Netflix planeja planos gratuitos em alguns países apenas com séries originais

Fonte: Unsplash

Em setembro deste ano, a Netflix lançou oficialmente o primeiro plano completamente gratuito. Esse serviço está disponível apenas no Quênia, mas a ideia é que ele também fique disponível em outros países. A presença do Brasil nessa lista é uma incógnita. Diferente dos planos tradicionais, esse novo disponibiliza apenas filmes, séries e documentários originais da Netflix. A ideia é levar essas produções exclusivas para um público crescente.

O consumo de vídeos online grátis é uma das maiores tendências da internet, e representa mais de 80% do tráfego de dados em todo o mundo. Isso explica a motivação da Netflix com esse novo plano. Alguns rumores do projeto começaram no ano passado, mas apenas recentemente se transformou em realidade. A opção de estrear no Quênia é motivada por vários aspectos, como mostra o site Olhar Digital, mas o principal é o forte crescimento no consumo online do país africano.

Segundo informações oficiais, algumas séries de sucesso da plataforma, como Bridgerton, Lupin e La Casa de Papel, estão disponíveis neste plano 100% gratuito. A dúvida que fica é pelo futuro do projeto. Afinal, no Brasil, por exemplo, a Netflix possui mais de 15 milhões de assinantes e é difícil imaginar que esse plano apareça como opção. Porém, a empresa norte-americana confirmou que mais países devem ganhar o serviço, mas não adiantou nenhuma região. Alguns especialistas acreditam que a África, a Ásia e a América Central devem ser os continentes com prioridade alta no plano da maior fornecedora de streaming do mundo.

O lado bom desse novo projeto é que não deve faltar produções interessantes para o serviço gratuito. Afinal, nos últimos anos, as produções originais da Netflix cresceram não apenas em quantidade, mas principalmente em qualidade. Seja com o novo documentário do Pelé, ou então com o filme O Culpado, a plataforma de streaming está se transformando em uma das principais produtoras audiovisuais do mundo. O sucesso na premiação do Emmy deste ano, principalmente com The Crown e O Gambito da Rainha, comprova isso.

Vídeos online grátis

A ideia da Netflix é aproveitar o crescimento do consumo de vídeos online que acontece em todo o mundo. Atualmente, por conta de várias ferramentas gratuitas, é cada vez mais fácil criar e publicar vídeos na internet. Hoje já existem editores de vídeo online, que possuem muitos recursos para publicar conteúdos nas redes sociais, seja para o YouTube ou até mesmo o Instagram.

O resultado é que os sites de compartilhamento de vídeos estão conseguindo criar um catálogo crescente, e com conteúdos variados. No próprio YouTube, segundo informações retiradas da Folha de São Paulo, se calcula que a cada minuto são publicadas mais de 500 horas de conteúdo em formato de vídeo. É importante destacar também que o Brasil é o segundo maior consumidor da plataforma da Google, perdendo para os Estados Unidos. Ou seja, o que não falta é interesse por aqui.

A Netflix está mirando justamente esse público consumidor de vídeos grátis. É uma forma inteligente de colocar o nome da marca na cabeça das pessoas e, em simultâneo, divulgar algumas produções originais de sucesso. O êxito desse plano gratuito no Quênia pode ditar o ritmo da plataforma no futuro, e quem sabe até influenciar outros serviços de streaming. Afinal, não seria a primeira vez que a Netflix é pioneira em algum projeto, e acaba por influenciar outras empresas.

Comentários (0)

Faça login para comentar.