Saltar para o conteúdo

Notícias

Sai a seleção de Gramado

O Festival de Gramado anunciou hoje sua seleção de longas, tanto brasileiros quanto latino-americanos, e também seus homenageados, contemplando várias gerações do cinema. O festival estará em sua 47a. edição e vai ocorrer entre os próximos 16 a 24 de agosto, em edição que vai apresentar filmes esperados pelo circuito, como 'Hebe' de Maurício Farias e 'Veneza' de Miguel Falabella. 

Entre os homenageados, Maurício de Souza já tinha sido anunciado como recipiente do Troféu Cidade Gramado, como forma de contemplar uma carreira que não para de se expandir e que está em um momento especial, com o milhão de espectadores que 'Turma da Mônica - Laços' está prestes a alcançar. Além dele, Carla Camurati irá ser homangeada por seus esforços atrás das câmeras, Lázaro Ramos receberá o Troféu Oscarito pela carreira, e Leonardo Sbaraglia (que está no sucesso atual 'Dor e Glória') receberá o Kikito de Cristal, laurea para os homenageados latinos. 

Além dos longas de Farias (que homenageia a lendária apresentadora vivida por Andrea Beltrão) e de Falabella (uma fantasia romântica estrelada pela gigante Carmen Maura), o festival trará o filme novo de Iberê Carvalho protagonizado por Paulo Miklos, os diretores de 'A Bruta Flor do Querer', Andradina e Dida, trazem o novo '30 Anos Blues', e 'Raia 4' de Emiliano Cunha, já exibido em festivais internacionais, finalmente chega ao nosso circuito nacional. 

Entre os selecionados latinos, sete países diferentes para sete filmes diferentes: Equador, México, Costa Rica, Uruguai, Argentina, Bolívia e Chile, estarão disputando os troféus no lado hispânico do festival. 

O número de inscrições pulou de 111 longas no ano passado para 195, uma mudança exponencial. Assim como os latinos foram para 90 inscrições, um exemplo de como o festival continua se mantendo tradicional e querido dentro do mercado, além de uma importância óbvia. Depois da perda de Rubens Ewald Filho, um de seus curadores, o festival prova sua força ao se reerguer para essa edição. 

O festival será aberto pela pré nacional de 'Bacurau', recém laureado em Cannes com o Prêmio do Júri para Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e estará a disposição da plateia brasileira pela primeira vez dia 16. Durante o festival também ocorrerá a exibição especial de 'Legalidade' de Zeca Brito, em forma de homenagem de Leonardo Machado, recém e prematuramente falecido, que no filme interpreta um jovem Leonel Brizola.

Abaixo, toda a seleção de longas que irá para a serra gaúcha. 

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS BRASILEIROS:

Hebe: A Estrela do Brasil, de Maurício Farias (SP)

O Homem Cordial, de Iberê Carvalho (DF)

Pacarrete, de Allan Deberton (CE)

Raia 4, de Emiliano Cunha (RS)

Veneza, de Miguel Falabella (RJ)

Vou Nadar Até Você, de Klaus Mitteldorf e Luciano Patrick (SP)

30 Anos Blues, de Andradina Azevedo e Dida Andrade (SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS ESTRANGEIROS:

A Son of Man – La maldición del tesoro de Atahualpa, de Jamaicanoproblem (Equador)

Dos Fridas, de Ishtar Yasin (México/Costa Rica)

El Despertar de las Hormigas, de Antonella Sudasassi Furnis (Costa Rica)

En el pozo, de Bernardo e Rafael Antonaccio (Uruguai)

La forma de las horas, de Paula de Luque (Argentina)

Muralla, de Rodrigo Alfredo Alejandro Patiño Sanjines (Bolívia)

Perro Bomba, de Juan Caceres (Chile)

Comentários (0)

Faça login para comentar.