Saltar para o conteúdo

Notícias

Greta Gerwig fala sobre sua estreia na direção



Cria do movimento mumblecore (movimento cinematográfico minimalista dos EUA) e famosa pelo papel título em Frances Ha (2012), de Noah Bambauch, a roteirista e atriz Greta Gerwig tem sido bastante elogiada por seu primeiro filme como diretora, Lady Bird.

O filme é um retrato da história de Christine McPherson, apelidada de Lady Bird, interpretada por Saoirse Ronan (O Grande Hotel Budapeste, A Hospedeira, Brooklyn), sua mudança para a Carolina no Norte e os amigos, amores e experiências que conhece no caminho. É parcialmente baseada na própria vida da diretora, que estudou em uma escola Católica interiorana em Sacramento e sempre quis ir para uma faculdade no Norte do Estado.

Em entrevista à Deadline, Greta falou um pouco sobre a experiência: "fazer filmes pode fazer você sentir que não entende coisas técnicas e pessoas podem usar isso em sua vantagem. Então eu me aproximei de editores de som e diretores de fotografia que tomaram seu tempo me explicando coisas", conta.

A artista de ascendência alemã inclusive relembrou uma história do diretor Mike Nichols e seu primeiro filme Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1966), quando era recém-saído do mundo do teatro. "O diretor de fotografia viu que Mike não sabia nada sobre dirigir filmes e então esvaziou sua agenda da semana para ensiná-lo sobre lentes no estúdio".

E continua: "há uma tendência a se preparar demais no sentido que você precisa ser tão qualificada. Para mulheres há o medo que alguém vai te chamar a atenção. É uma espada de dois gumes. É difícil aprender se você disser que não sabe".  

Estreando hoje (3 de novembro) nos EUA e ainda sem previsão no Brasil, o trailer de Lady Bird pode ser conferido abaixo:

Comentários (0)

Faça login para comentar.