Saltar para o conteúdo

Notícias

It: Capítulo 2 | Stephen King amou insultar Bill em participação especial

Stephen King se comportou como um típico integrante do Clube dos Otários ao receber o convite de (re)visitar a cidadezinha de Derry em It: Capítulo 2: primeiro, com muita hesitação; depois, com um empenho entusiasmado. Em entrevista à Vanity Fair, o autor revelou o aspecto ácido de sua personalidade ao aceitar fazer as vezes de Alfred Hitchcock e Stan Lee e fazer uma participação cômica no filme sobre sua obra.

Andy Muschietti convenceu Stephen King ao contar sua ideia: o escritor interpretaria o dono ranzinza do antiquário Secondhand Rose e nele destrataria um autor de best-seller — no caso, ninguém menos que Bill Denbrough, o protagonista vivido por James McAvoy: "Yeap", disse ele, caindo no riso quando perguntado se gostou de insultar um escritor famoso: "Foi um enorme prazer fazer isso".

No filme, Bill passa em frente à Secondhand Rose quando se depara com o que restou de Silver, a bicicleta que ele tanto amava na infância. O personagem de King logo reconhece o autor e o trata com desdém. Perguntado sobre o valor daquela peça velha e enferrujada, ele responde "300 dólares", para o espanto de Bill. "Você pode pagar", o dono da loja diz. Bill oferece uma opção: autografar um de seus livros, para obter um desconto, e o velho ranzinza responde que não gosta do final de seus livros — em uma clara referência entre o King na tela e as críticas ao King das páginas.

Outro elemento que agradou a Stephen King foi uma ideia original abandonada por Muschietti. A princípio, essa sequência funcionaria de maneira alternada com um flashback do jovem Bill (vivido por Jaeden Martell) naquela mesma loja com Beverly Marsh (Sophia Lillis), há 27 anos. "Era um pequeno momento romântico, em que eles seriam abordados pela versão mais jovem do vendedor", conta o diretor, que também revelou um aspecto interessante: em vez de rejuvenescer King digitalmente, o personagem no passado seria interpretado por seu filho, o escritor Joe Hill.

"A ideia original de Andy era muito genial. Ele queria usar Joe como aquele cara no flashback com a criança, e isso teria funcionado porque eu e Joe nos parecemos muito", disse King, cuja cria é a sua cara. Porém, a sequência nem chegou a ser filmada. "Começamos com um roteiro de 160 páginas, e essa foi a versão curta", disse Muschietti. "Infelizmente, tivemos que remover [essa cena]. Era impossível!"

Ainda assim, It: Capítulo 2 chegou nos cinemas com longas 2 horas e 49 minutos de duração. Felizmente para a Warner Bros., isso (assim como algumas críticas negativas ao filme) não tem impedido o sucesso mundial do longa-metragem, que já arrecadou US$ 190 milhões nas bilheterias.

Comentários (0)

Faça login para comentar.