Saltar para o conteúdo

Notícias

Cinéfilo: 7 dicas para criar um site de resenhas de filmes


Image by Freepik

Se você é cinéfilo, além de apreciar assistir vários filmes, com certeza gosta também de comentar sobre eles, apontar as melhores cenas, destacar o trabalho de direção, tecer elogios e até torcer o nariz para a trilha sonora que não combinou.

Hoje em dia, a internet é o espaço ideal para isso. É por meio dela que cinéfilos podem criar conteúdo sobre o tema, inclusive com condições de lucrar com isso. E é aí que um site entra em cena.

Ao criar um site sobre resenha de filmes, é possível atrair uma significativa parcela de leitores e, futuramente, investir na monetização desse espaço.

Ter um site não é difícil, pois as plataformas de criação e gerenciamento hoje em dia são abundantes e intuitivas. Além disso, você pode encontrar um tutorial, um passo a passo ou um guia para criar um site de forma rápida e simples na web.

Nos tópicos a seguir, trazemos algumas ações básicas para você ter um site para chamar de seu. Como o assunto é um site sobre cinema, a sétima arte, selecionamos sete dicas fundamentais. Confira!

1 - Tenha foco e planejamento

Um filme é feito baseado em um roteiro. É o roteiro que vai indicar para a equipe os elementos das cenas e o rumo da história. No caso da criação e gerenciamento de um site, a situação não é muito diferente.

Assim como os cineastas necessitam ter um roteiro em mãos, o produtor de conteúdo na web também deve contar com um mapa, um planejamento antes de criar e administrar o seu site ou blog.

No caso de um site sobre cinema, mais especificamente resenhas de filmes, é fundamental planejar uma maneira de segmentar o conteúdo. Cinema é um assunto muito abrangente e entregar conteúdo acerca de tudo o que envolve a sétima arte sobrecarrega o dono do site.

Isso prejudica a qualidade da produção e, consequentemente, compromete o engajamento dos leitores.

Por isso que a primeira dica, antes de partir logo para a criação do site, é pensar na segmentação do conteúdo e do público. Em se tratando de cinema, uma solução viável é manter o foco em resenhas e críticas de filmes que fazem parte de um determinado gênero.

As temáticas são amplas e, se segmentarmos ainda mais, podem ser até infinitas. Só para citar algumas possibilidades, é possível escolher resenhas de filmes:

• Clássicos
• Terror
• Comédia
• Lançamentos
• Musicais
• Ação

Além disso, dentro do próprio site, há a possibilidade de criar categorias e subcategorias para organizar ainda mais o conteúdo, como, por exemplo:

• Clássicos do terror
• Comédias românticas
• Lançamentos em animação
• Ação (Filmes asiáticos)
• Policial (Filmes de máfia)

As possibilidades são variadas e, para facilitar, é interessante manter o foco em um tipo de filme ou poucos tipos de filme, organizando ainda mais o conteúdo do seu site e contemplando também públicos mais específicos.

Foto de Pixabay

2 - Contrate um serviço de hospedagem de site

Você criou o seu site sobre resenha de filmes. Encontrou a melhor plataforma e inseriu um template digno de um Oscar. A pergunta a seguir é: onde o seu site vai ficar hospedado?

O serviço de hospedagem de sites é a resposta. Esse serviço consiste no aluguel de um servidor onde o seu site ficará hospedado, apto para receber acessos.

Existem diferentes tipos de hospedagem. E no caso de um site iniciante, a opção mais viável e barata é a hospedagem compartilhada. Porém, diante do crescimento do site, não descarte a hipótese de contratar um plano de hospedagem mais robusto.

3 - Registre um domínio

Se o servidor é o prédio onde o seu site ficará hospedado, o domínio é o endereço do seu site. É por meio dele que os visitantes poderão acessar o seu conteúdo.

Como se trata de um site sobre cinema, você pode registrar um domínio que não possui as já conhecidas extensões “.com” e “.com.br”. Nesse caso, há algumas alternativas interessantes. Uma delas é a “.art” ou até mesmo a “.fun”.

4 - Escolha a plataforma

Depois de decidir como será o conteúdo, chega a hora de colocar a mão na massa e partir para o trabalho braçal. É o momento de escolher a plataforma de criação e gerenciamento do site.

Um site pode ser encarado como uma casa. Ele necessita de um terreno, de uma base. A plataforma, também conhecida como CMS (Content Management System), ou Sistema de Gestão de Conteúdo, é essa base onde o produtor de conteúdo vai organizar os cômodos.

Há alguns anos, a criação de um site era tarefa para profissionais que atuam na área da programação. Com o passar do tempo, as plataformas foram se tornando cada vez mais intuitivas.

Hoje em dia, um site está na lista de coisas que você pode fazer por conta própria seguindo vários tutoriais na internet. Atualmente, algumas das mais conhecidas ferramentas de CMS que viabilizam a criação de um site são:

WordPress
• Joomla!
• Webnode
• Wix

5 - Personalize o seu site

O conteúdo já está devidamente segmentado e escolhido, a ferramenta de CMS está selecionada. Chegou então a hora de dar uma cara para o site.

Por se tratar de um site de resenha de filmes, é possível contar com várias alternativas de identidade visual. Inclusive, plataformas como a Wix e outras já citadas, possuem uma ampla variedade de temas relacionados a conteúdos culturais.

Desse modo, torna- se mais fácil se deparar com algum que se encaixa perfeitamente com a temática de filmes. Além disso, o processo de edição dos templates, ou seja, dos temas, é bem intuitivo e rápido.

6 - Utilize plugins

Plugins nada mais são do que extensões, pois elas consistem em programas que servem para acrescentar mais funcionalidades para os sites. O WordPress, por exemplo, é um sistema de gerenciamento famoso por permitir escolher vários plugins.

Entretanto, quando o assunto é plugin, lembre-se de instalar apenas os essenciais. Há alguns plugins que servem para gerenciar comentários, outros para editar imagens, enquanto outros servem para gerenciar newsletters.

Instale plugins com moderação, pois o excesso deles torna o seu site mais pesado, dificultando o carregamento das páginas e prejudicando a experiência do usuário.

7 - Divulgue o seu site

O site sobre cinema pode estar concluído, mas o processo não termina imediatamente. É necessário, de tempos em tempos, efetuar mudanças, melhorias, alterar o template, criar ou deletar categorias.

Além disso, é necessário divulgar o site para atrair leitores e, posteriormente, investir em monetização. Para isso, utilize uma Newsletter, acesse fóruns sobre cinema e participe de grupos acerca do assunto nas redes sociais.

Image by Freepik

Luz, câmera, produção!

Conteúdo sobre cinema, especialmente trazendo resenhas e dicas da sétima arte, é uma pauta bastante interessante, que pode fisgar desde o apreciador ocasional de filmes até o cinéfilo raiz.

Portanto, com essas dicas simples, você já possui um pequeno guia para criar um site do modo simples e eficiente.

Comentários (0)

Faça login para comentar.