Saltar para o conteúdo

Notícias

Mestre oriental da ação, Ringo Lam falece aos 63 anos


O diretor de Hong Kong Ringo Lam faleceu ano no dia 29 de dezembro de 2018. O cineasta de 63 anos foi encontrado sem resposta pela esposa na cama.

O diretor foi um dos primeiros do país a comandar filmes de ação que se tornariam uma verdadeira mania, dirigindo o influente Perigo Extremo em 1986, que lançou Chow Yun-Fat para o estrelato e serviu de inspiração para Quentin Tarantino escrever a história de Cães de Aluguel.

Seguindo Lam, diretores como John Woo e Johnnie To fizeram fama internacional graças à clássicos como Fervura Máxima e Eleição. Todos eles também teriam carreiras em Hollywood, com Ringo Lam dirigindo os filmes Risco Máximo, Hell - A Ira Está Solta e Replicante, todos com o ator Jean-Claude Van Damme (JCVD).

Após anos nos EUA, Lam voltou para Hong Kong e dirigiu Full Alert, vencedor de cinco prêmios no Hong Kong Film Awards e o filme-coletivo Triangle, dirigido em parceria com Johnnie To e Tsui Hark (Era Uma Vez na China).

Van Damme expressou em seu twitter a tristeza pela perda do cineasta: "Estou profundamente entristecido pelas notícias de falecimento de Ringo Lam. [...] Meu coração está com sua família, amigos e entes queridos". Com a produção rareando a partir dos anos 2000, seu último filme havia sido Sky on Fire, de 2016.

Segundo IMDb, o cineasta deixou inacabada a produção Eight and a Half, onde trabalhava em parceria de vários luminares de Hong Kong, como os já citados Johnnie To, John Woo e Tsui Hark.

Comentários (0)

Faça login para comentar.