Saltar para o conteúdo

Notícias

Produzido pela Netflix, Martin Scorsese prepara novo documentário sobre Bob Dylan


A Variety informou que o diretor Martin Scorsese, conhecido por filmes de ficção como Touro Indomável e O Lobo de Wall Street, irá dirigir o documentário Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese

O filme será o terceiro documentário do novaiorquino com envolvimento de Bob Dylan - o primeiro foi O Último Concerto de Rock, sobre o show de encerramento do grupo The Band e o segundo foi Bob Dylan: No Direction Home, documentário de quase três horas e meia que acompanha Dylan desde músico emergente do folk até astro do rock.

O filme também mostra que o Scorsese documentarista continua tão ativo quanto o ficcionista, tornando-se especialmente ativo recentemente - metade dos seus até então doze documentários foram feitos da década de 2000 em diante. Entre outras pérolas, dirigiu Uma Viagem com Martin Scorsese Pelo Cinema Americano, Minha Viagem à Itália e George Harrison: Living in the Material World.

O documentário sobre a Rolling Thunder Revue é um sonho antigo de fãs do cantor. Em meio a uma América turbulenta de 1975, Dylan organizou uma turnê de outono que acabou durando até a primavera do ano seguinte, concebida como uma espécie de "caravana" de poetas, escritores, atores e músicos, em um grupo que envolvia gente como os cantores T Bone Brunett, Ramblin' Jack Elliott, Joan Baez e escritores como Allen Ginsberg, além de participações especiais de nomes como Joni Mitchell, Ringo Starr, Patti Smith, Bette Midler e Dennis Hopper (Sem Destino). Filmagens da turnê deram origem ao filme experimental Renaldo and Clara, fortemente criticado à época. 

No ano seguinte à turnê que movia grande produção, instrumentos, equipe, figurinos e maquiagem, Dylan lançaria o álbum Desire, seu álbum mais diversificado e cheio de texturas então, onde seu folk era encorpado por bandolins, pianos, violinos, acordeão, congas e uma sessão de vocais de apoio, dando origem a clássicos como Hurricane, One More Cup of Coffee (Valley Below) e Joey

De acordo com fontes, ainda faltam meses para o lançamento do filme, que ainda não tem data oficial, mas uma das poucas informações oficiais confirmadas pela Netflix é que terá uma rara entrevista de Bob Dylan. O músico é reconhecidamente avesso a esse tipo de exposição.

Além do documentário, Scorsese ainda lança em 2019 The Irishman, onde dirige vários de seus atores-fetiche como Robert De Niro (O Poderoso Chefão Parte II), Joe Pesci (Esqueceram de Mim) e Harvey Keitel (Vício Frenético), além de contar com sua primeira parceria com Al Pacino (Fogo Contra Fogo). O filme também é produzido pela Netflix.

Comentários (0)

Faça login para comentar.