Resumo de artigo: Como fazer e qual o melhor método de elaboração
Fonte: Freepik.com
Como estudantes é comum que façamos resumos de diversos tipos de trabalhos, desde o ensino infantil até os anos mais avançados de estudo do ensino superior. Porém quando entramos no ensino acadêmico é possível notar que os resumos têm uma aparência bem diferente em relação a outros trabalhos que são feitos na escola. Para poder explicar essas diferenças, fizemos um artigo inteiro só com dicas para qualquer estudante que esteja meio perdido.
Artigo científico?
Apesar de se parecerem muito com o tipo de trabalho que é feito ao longo da vida é preciso notar que os artigos científicos têm um caráter mais especial porque se tratam de um trabalho que é feito para atender critérios da academia e que são feitos de acordo com essas necessidades.
Assim, um resumo de artigo é feito de modo a explicar quais as ideias usadas no artigo, qual o trabalho que vem sendo desenvolvido, quais as técnicas que foram utilizadas para chegar no resultado de pesquisa e quais as conclusões que se chega a partir disso. Quando olhamos toda essa quantia enorme de dados que precisa ser traduzida é comum achar que tudo isso vai ser feito em um espaço gigante de texto, mas em um artigo científico tudo é feito em menor quantidade e de forma mais compacta, isso inclui os resumos.
Como fazer um resumo de artigo científico?
Fonte: Freepik.com
Os artigos podem pedir inúmeros tipos de resumo para o acadêmico, todos que possuem uma finalidade própria, o material precisa ser suficiente para elaborar o melhor texto possível, dessa forma o pesquisador vai lidar com o texto assim o pesquisador elabora o seu texto da melhor maneira possível.
A produção do material científico precisa possuir uma linha de pensamento possível, colocando o material na melhor leitura para os leitores. Assim o primeiro passo a se seguir é garantir que o seu texto possui uma linha de pensamento e que ela está sendo seguida em todos os passos do artigo.
A pesquisa precisa ser ampla e focada no publico da melhor maneira possível. Assim além de tudo isso é preciso entender quem é o seu público, como que ele consegue ter acesso ao material e quais os tipos de texto que as pessoas no geral tenham o acesso aos materiais. O trabalho precisa ser feito como um meio de que é possível contribuir com a sociedade.
Quais as etapas a se seguir
Existem algumas etapas que podem ser seguidas para conseguir fazer um artigo cientifico. Assim antes de começar o trabalho é preciso estar atento ao seu trabalho.
- Primeiro: Apresente o tema da pesquisa para os seus leitores, fale sobre quais os artigos que podem ser usados, quais os autores que são os mais interessantes para esse tipo de trabalho e como que isso influencia os estudos que vão vir depois do seu;
- Segundo: Fale sobre o problema de pesquisa, como que ele impacta a sociedade ao seu redor e a comunidade cientifica como um todo.
- Terceiro: Mostre quais são os objetivos do estudo, o que você quer alcançar com ele?
- Quarto: Apresente quais os métodos que foram usados e quais os resultados encontrados na pesquisa.
- Quinto e último: Diga a outros estudantes quais os caminhos que podem ser seguidos depois desse teu estudo, de forma que vai ajudar as pessoas ao seu redor, ou seja alunos que vão fazer um trabalho como você.
Em resumo
O seu resumo de artigo pode ser feito até no final do trabalho como um todo. Ele é um dos principais meios que os acadêmicos usam para estudar os diferentes tipos de trabalhos e estudos que existem na comunidade cientifica,
Assim é preciso estar atento aos principais tipos de resumos que estão sendo solicitados, quais os passos a passos a serem utilizados e como que isso vai influenciar os trabalhos dos estudantes em períodos de desenvolvimento de pesquisa.
Por fim, é essencial estar atento aos trabalhos acadêmicos que existem na comunidade cientifica, se basear em trabalhos que tenham sido feitos por outros autores, quais os melhores trabalhos a serem feitos a partir disso e como que isso vira os processos ao longo da pesquisa e desse tipo de pesquisa cientifica.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário