Saltar para o conteúdo

Notícias

Weinstein Company pede falência


Os escândalos de assédio sexual e estupro do poderoso produtor de Hollywood Harvey Weinstein, além de inspirar a criação do movimento #MeToo, também acabou sendo motivo da queda da Weinstein Company, sua produtora de filmes ao lado do irmão Bob Weinstein, da qual havia sido despedido: após não conseguir ser vendida, a companhia pediu falência.

Antes da Weinstein Co., os irmãos haviam fundado em 1979 a produtora Miramax, que até 2003 havia sido um sinônimo de cinema independente americano, produzindo sucessos como Meu Pé Esquerdo, Pulp Fiction e Gênio Indomável.

Criada em Nova York em 2005, a Weinstein Co. era a maior "mini-major" da América - produtoras menores que as gigantes como Disney, Fox, Warner e Universal, mas que competem diretamente com elas, como também é o caso da A24 e da Lionsgate. Entre suas produções estavam desde filmes cultuados como Bastardos Inglórios até vencedores do Oscar de Melhor Filme como O Discurso do Rei e O Artista.

Conhecido como um produtor difícil e competitivo, Harvey Weinstein era criticado por fazer lobby agressivo dos seus filmes e por interferir na visão artística dos diretores que contratava - como aconteceu com Guillermo Del Toro em Mutação (1997). Após os anúncios de escândalo, também tornou-se notório como o produtor fez de tudo para enterrar as carreiras de suas vítimas, como aconteceu com Rose McGowan e Mira Sorvino. O diretor de O Senhor dos Anéis Peter Jackson relatou que Weinstein fez de tudo para impedir a escalação da vencedora no clássico da fantasia e o diretor Robert Rodriguez disse que escalou McGowan em Planeta Terror como forma de protesto.

Mesmo após vender os direitos de filmes como Paddington 2, a companhia não conseguiu levantar fundos e marca o fim de uma era no cinema americano, onde uma produtora independente que conseguia fazer frente em bilheteria, crítica e prêmios às grandes afunda por conta dos desvios de conduta e crimes sexuais de um de seus principais nomes.

Comentários (1)

Matheus Gomes | sábado, 03 de Março de 2018 - 23:02

Harvey Weinstein é um verme.

Faça login para comentar.