Saltar para o conteúdo

Notícias

Cate Blanchett presidirá o júri do Festival de Cannes em 2018



Premiada com dois Oscar (por O Aviador e Blue Jasmine) e uma das personalidades mais influentes do cinema, Cate Blanchett aumenta seu prestígio agora como convidada para presidir o júri no Festival de Cannes 2018. A atriz australiana de 48 anos vem se destacando também fora das telas em seu engajamento no combate ao assédio sexual em Hollywood, assunto em voga após um conturbado ano de inúmeras denúncias e escândalos atingindo o mais alto patamar da indústria. 

Sua iniciativa na causa é tamanha, que fundou recentemente com Natalie Portman, Meryl Streep e Ashley Judd (entre outras atrizes, diretoras e roteiristas) o projeto Time’s Up, um fundo de defesa que proporciona suporte legal subsidiado a mulheres e homens que sofreram assédio, abuso ou agressão no local de trabalho. Até o momento, a arrecadação já passa de 13 milhões de dólares e a meta é alcançar pelo menos 15 milhões. O foco maior do plano está no benefício de pessoas com salários mais baixos e sem condições de enfrentar sozinhos os custos de um processo de assédio. 

Por essas e outras, Blanchett se mostrou o nome ideal a presidir o júri na próxima edição do Festival de Cannes, se tornando inclusive a 12ª mulher a atingir este feito e sucedendo o cineasta Pedro Almodóvar, o presidente do ano passado. Thierry Frémaux, diretor geral do evento, a descreve como “uma mulher apaixonada e grande espectadora”, motivo pelo qual foi convidada. Blanchett, que já esteve tantas vezes em Cannes, como atriz, produtora, dentro e fora das mostras competitivas, já aceitou o convite em comunicado oficial. 

A 71ª edição do Festival de Cannes ocorrerá entre os dias 8 e 19 de maio de 2018, na Riviera Francesa. A seleção oficial ainda não foi divulgada.  

Comentários (0)

Faça login para comentar.