Saltar para o conteúdo

Notícias

Cine Ceará 2019: conheça toda a programação

Semana que vem o 29o. Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema começa sua edição, que ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro. Serão dias muito agitados de programação intensa, perfeitos para o cinéfilo que não pode perder as maravilhosas atrações preparadas para a semana, e um desafio para quem resolver encarar a maratona de longas e curtas em ritmo incansável. 

Depois de estrear no Festival de Cannes onde foi premiado como melhor filme na mostra Un Certain Regard, a ficção “A Vida Invisível", de Karim Aïnouz, será o filme de abertura no dia 30, fazendo sua estreia nacional. O diretor cearense será homenageado antes da exibição e receberá o troféu Eusélio Oliveira. Além de Aïnouz, estarão presentes as atrizes Fernanda Montenegro, Julia Stockler e Carol Duarte.

No sábado, o longa “Maria do Caritó”, de João Paulo Jabur, terá sua première mundial, com a presença do diretor, do autor Newton Moreno, responsável pela peça homônima de sucesso, da produtora executiva Elisa Tolomelli e da atriz Lilia Cabral, que será a segunda homenageada do Cine Ceará, recebendo também o troféu. Na mesma noite, o primeiro dos sete longas que concorre ao troféu Mucuripe será exibido, “Canção Sem Nome” (Peru), de Melina León, que estreou no Festival de Cannes. A atriz Pamela Mendoza Arpi e a diretora estarão presentes.

No domingo, dia 1º de setembro, o documentário “Ressaca”, de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, exibido no FIPADOC 2019, em Biarritz, e no FIGRA 2019, em Saint-Omer, ambos na França, dá continuidade à Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem. Os diretores estarão presentes na sessão. Em seguida, o cineasta cearense Rosemberg Cariry leva mais um longa ao Cine Ceará, “Notícias do Fim do Mundo” fazendo sua estreia mundial. 

Na segunda-feira, será a vez da première mundial do documentário de Betse de Paula “Vozes da Floresta”, com a presença da diretora. O público vai conferir também a coprodução México/Grécia/República Dominicana lançada mundialmente no Festival de Roterdã “Luciérnagas”, de Bani Khoshnoudi, que estará presente na sessão.

No dia seguinte, terá início a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem com o filme “As Constituintes de 88”, do carioca Gregory Baltz, “Livro e meio”, de Giu Nishiyama e Pedro Nishi, e “Primeiro Ato”, de Matheus Parizi, ambos de São Paulo”, e o cearense “Além da Jornada”, de Victor Furtado e Gabriel Silveira. Em seguida, o longa cubano “A Viagem Extraordinária de Celeste Garcia”, de Arturo Infante, que teve estreia no Festival de Toronto, participa da competitiva de longas fechando a noite no Cineteatro São Luiz. A atriz María Isabel Díaz e o diretor estarão presentes na sessão.

A segunda noite da mostra de curtas vai levar às telas três cearenses: “Oração ao Cadáver Desconhecido”, de Sávio Fernandes, “Marco”, de Sara Benevenuto, e “O Tempo do Olhar e o Olhar no Tempo”, de Samuel Brasileiro, além de “Marie”, do pernambucano Leo Tabosa, que venceu o festival em 2018 com o curta “Nova Iorque”. Depois da exibição dos curtas-metragens, o festival terá sua terceira exibição hors-concours com o documentário “Soldados da Borracha”, de Wolney Oliveira, premiado melhor longa-metragem nacional pelo júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de São Paulo (ABD-SP), no festival É Tudo Verdade.

Já na quinta-feira, dia 5 de setembro, serão exibidos o curta de São Paulo “Rua Augusta, 1029”, de Mirrah Iañez, o carioca “O Grande Amor de Um Lobo”, de Adrianderson Barbosa e Kennel Rógis, o cearense “Pop Ritual”, de Mozart Freire, e o alagoano “Ilhas de Calor”, de Ulisses Arthur. Em seguida, “Greta”, longa de Armando Praça que estreou no Festival de Berlim e é protagonizado por Marco Nanini, terá sua primeira exibição no Brasil, com a presença do diretor, e do elenco: Nanini, Démick Lopes, Greta Sttar e Denise Weinberg.

Sexta-feira, dia 6, será realizada a premiação e cerimônia de encerramento do festival. O ator Matheus Nachtergaele será o terceiro homenageado do festival. O longa “Pacarrete”, de Allan Deberton, será a quarta exibição especial na programação, fechando o 29º Cine Ceará. O filme, inspirado em uma história real e protagonizado por Marcélia Cartaxo, que estará presente, estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Xangai.

Durante a programação o público também poderá conferir a Mostra Olhar do Ceará, que apresentará 20 filmes cearenses, sendo 3 longas e 17 curtas, todos em competição ao prêmio de melhor longa e melhor curta da Mostra, que esse ano se expandiu e prova a força do cinema cearense. Essa será uma das inúmeras cerejas de um bolo delicioso que o Cine Ceará programou para esse ano, que promete ser histórico. 

Comentários (0)

Faça login para comentar.