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Festival de Brasília 2018: uma bela temporada


- por Francisco Carbone


A noite foi mais uma vez de reinado mineiro na capital do país. Pelo terceiro ano consecutivo, Minas Gerais sai vencedora do Festival de Brasília, com resultados divulgados na noite de ontem em longa cerimônia de premiação (quase 3 horas e meia). Se em 2016 Marília Rocha saiu como a campeã por A Cidade Onde Envelheço e em 2017 Affonso Uchoa e João Dumans se consagraram com Arábia, o júri dessa edição volta a acertar com a escolha do longa de André Novais de Oliveira, Temporada, uma aula de delicadeza, sensibilidade e inclusão, de corpos negros em posição de destaque, refazendo uma história que os retirou do protagonismo de nossos filmes. O filme levou 5 prêmios no total, e saiu de Brasília consagrando sua produtora, a Filmes de Plástico.


Tendo como sócios o próprio André e seus amigos Thiago Macêdo Correia, Maurilio Martins e Gabriel Martins, a Filmes de Plástico tem incendiado lentamente nosso cinema e chega aqui a talvez o seu ponto mais alto. Tendo em sua cartela filmes incríveis como Quinze, 'Nada', Fantasmas', Pouco Mais de um Mês e Quintal,entre muitos outros, a produtora tem tido uma entrada em festivais internacionais e tem arrebatado a crítica por aqui. O longa anterior de André, Ela Volta na Quinta, passou em Brasília há quatro anos e já tinha saído daqui em alta conta. O produtor Thiago e André já tinham se emocionado muito na noite da estreia, relembrando a trajetória da mãe de André, Maria José Novais de Oliveira, que o filho transformou em premiada atriz e faleceu recentemente, provocando também a emoção da plateia. André dedicou a ela sua vitória.


Grace Passô e Russão ganharam respectivamente os prêmios de atriz e ator coadjuvante pelo filme, dois desempenhos notáveis que foram ovacionados, e Grace deu um show no palco com sua impecável eloquência. O melhor ator foi Aldri Anunciação por Ilha e a atriz coadjuvante foi Luciana Paes por A Sombra do Pai. O filme de Ary Rosa e Glenda Nicácio também ganhou o prêmio de roteiro e o de Gabriela Amaral Almeida venceu em montagem e som. O prêmio de direção foi para uma Beatriz Seigner muito feliz no palco, pelo seu belo trabalho em Los Silencios.


Linn da Quebrada e Jup do Bairro foram algumas vezes ao palco receber prêmios por Bixa Travesty, sendo amplamente aplaudidas sempre. As duas mulheres trans artistas passaram diversas mensagens de inclusão, respeito e bradaram sempre contra a violência que os negros e os LGBTQI+ têm sofrido na sociedade.


Entre os curtas metragens, o grande vencedor foi o impactante Diga Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados, sobre ocupações e reapropriações de terras reais feitas em formato de documentário. O belíssimo Guaxuma ganhou prêmios de direção, trilha e direção de arte, e o excelente Reforma deu a seu diretor Fábio Leal os prêmios de ator e roteiro, dos prêmios mais merecidos e aplaudidos da noite.


Abaixo, a lista de vencedores, quase todos escolhas muito merecidas do júri.



Longa-metragem


Melhor filme (Prêmio Técnico Dot Cine): Temporada


Melhor direção: Beatriz Seigner (Los Silencios)


Melhor ator: Aldri Anunciação (Ilha)


Melhor atriz: Grace Passô (Temporada)


Melhor ator coadjuvante: Russão (Temporada)


Melhor atriz coadjuvante: Luciana Paes (A Sombra do Pai)


Melhor roteiro: Ilha, Ary Rosa


Melhor fotografia: Temporada, Wilsa Esser


Melhor direção de arte: Temporada, Diogo Hayashi


Melhor trilha sonora: Bixa Travesty


Melhor som: A Sombra do Pai, Gabriela Cunha


Melhor montagem: A Sombra do Pai, Karen Akerman


Júri Popular


Melhor longa-metragem (Prêmio Petrobras de Cinema e Prêmio Técnico Canal Curta!): Bixa Travesty


Prêmio Especial do Júri


Longa-metragem: Torre das Donzelas


Menção honrosa do Júri


Bixa Travesty, pelo posicionamento e impactante apresentação da dupla Linn da Quebrada e Jup do Bairro


Curta-metragem


Melhor filme (Prêmio Técnico Dot Cine): Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados


Melhor direção: Nara Normande (Guaxuma)


Melhor ator: Fábio Leal (Reforma)


Melhor atriz: Maria Leite (Mesmo com tanta agonia)


Melhor ator coadjuvante: Uirá dos Reis (Plano Controle)


Melhor atriz coadjuvante: Noemia Oliveira (Eu, minha mãe e Wallace)


Melhor roteiro: Reforma, Fábio Leal


Melhor fotografia: Mesmo com tanta agonia, Anna Santos


Melhor direção de arte: Guaxuma, Nara Normande


Melhor trilha sonora: Guaxuma, Normand Roger


Melhor som: Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados, Nicolau Domingues


Melhor montagem: Plano Controle, Gabriel Martins e Luisa Lana


Menção honrosa de atriz coadjuvante: Mesmo com tanta agonia, Rillary Rihanna Guedes


Júri Popular


Melhor curta-metragem (Prêmio Técnico CiaRio/Naymar): Eu, minha mãe e Wallace


Prêmio Especial do Júri


Curta-metragem: Liberdade


Prêmio Abraccine


Melhor Filme Curta Metragem: Mesmo com tanta agonia


Melhor Filme Longa Metragem: Los Silencios


Prêmio Conterrâneos


O outro lado da memória, de André Luiz Oliveira


Prêmio Técnico DOT Cine – Longa-Metragem


Temporada


Prêmio Marco Antônio Guimarães


O outro lado da memória, de André Luiz Oliveira


Prêmio Saruê


Linn da Quebrada e Jup do Bairro, por Bixa Travesty


Prêmio Técnico Canal Curta!


Bixa Travesty


Prêmio Aquisição Canal Brasil - Melhor Filme Curta Metragem


Mesmo com tanta agonia


Prêmio Técnico CiaRio/Neymar


Eu, minha mãe e Wallace


Prêmio Técnico DOT Cine – Curta-Metragem


Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados


Prêmio Zózimo Bulbul


Prêmio Zózimo Bulbul – Fest Filme Fest Uni


Impermeável Pavio Curto


Prêmio Zózimo Bulbul – Melhor Filme Curta Metragem


Eu, Minha Mãe E Wallace


Prêmio Zózimo Bulbul – Melhor Filme Longa Metragem


Ilha


Mostra Brasília


Prêmios do Júri Oficial


Melhor longa-metragem (Prêmio CiaRio/Naymar): New Life S/A


Melhor curta-metragem (Prêmio Aquisição Prime Box Brasil): Entre Parentes


Melhor direção: André Luiz Oliveira (O outro lado da memória)


Melhor ator: Murilo Grossi (New Life S/A)


Melhor atriz: As presidiárias do filme Presos que Menstruam, representadas por Naiara Lira


Melhor roteiro: Para minha gata Mieze, Wesley Gondim


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