Saltar para o conteúdo

Notícias

Festival de Roma exibe hoje documentário sobre Glauber Rocha

Glauber Rocha está de volta à Itália. Em filme, pelo menos. O diretor Cesar Meneghetti exibe hoje no Festival de Cinema de Roma o filme Glauber Claro (2020), documentário sobre as filmagens do longa-metragem Claro (1975), rodado pelo cineasta baiano na capital italiana. O filme terá uma nova exibição na próxima segunda-feira (19).

Radicado na "Bota" na década de 1970 por causa da ditadura militar no Brasil, Glauber Rocha realizaria sua obra mais radical em Claro. O filme é uma combinação de registro documental com ópera e improvisações pela "Capitale". A obra é "o testemunho de um colonizado na terra da colonização" nas palavras do próprio Glauber, que contesta a supremacia do discurso eurocentrista ao longo do filme.

Glauber Claro adota uma abordagem semelhante, na medida em que une contestação e intelectualidade. O documentário reúne imagens inéditas de bastidores, do acervo do diretor de fotografia Mario Gianni, e entrevistas com personagens ilustres que cruzaram o caminho de Glauber Rocha na Itália, como o cineasta Marco Bellocchio.

"Eu queria falar do homem, do mito, mas também daquela geração cheia de utopias. Hoje vejo os jovens sem esperança. Seria maravilhoso ter mais tipos como Glauber por aí", disse Meneghetti, em entrevista ao jornal O Globo. A identificação do diretor com Glauber Rocha é ampla, da profissão a um sentimento de "autoexílio" no Brasil dos anos 1980 que o levou a viver 22 anos na Itália.

Um dos eventos retratados por Glauber Claro é um ícone que completa 40 anos: a revolta de Glauber Rocha com o Festival de Veneza quando apresentou A Idade da Terra (1980). Na ocasião, Glauber chegou ao ponto de xingar Louis Malle, vencedor do Leão de Ouro com Atlantic City (1980), de "fascista" e "vendido". "Me identifico muito com aquela revolta dele, especialmente por sua fala antieurocêntrica", disse Meneghetti. 

Glauber Claro chega ao Brasil em breve, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme estreia na TV no canal Curta! em dezembro.

Comentários (0)

Faça login para comentar.