Saltar para o conteúdo

Notícias

Melhor Filme Internacional: conheça os pré-indicados e os favoritos ao Oscar 2022

Oscar 2022

Premiação mais badalada do cinema mundial, o Oscar de 2022 já tem data marcada e será realizado em 22 de março, em Los Angeles. Concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, conhecida também apenas como a Academia, o prêmio ainda não teve a lista oficial de indicados em cada categoria divulgada, e será realizado em condições especiais de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19.

No entanto, mesmo que ainda não seja possível especular quais filmes e artistas estão entre os possíveis favoritos, uma vez que podem ficar de fora da lista final da Academia, há algumas categorias que já indicaram seus pré-selecionados, como o caso do prêmio de Melhor Filme Internacional, para o qual já foram divulgados quinze títulos – dos quais cinco permanecerão até o dia da premiação como os indicados.

Sempre cercada de muita expectativa, atenção midiática e glamour, a cerimônia de entrega do Oscar tem ampliado sua repercussão ultimamente para além dos cinéfilos e fãs do entretenimento.

Com popularização da internet e de novas tecnologias, as opções de divertimento e lazer online difundiram uma série de novas formas de se relacionar com os setores do entretenimento e dos esportes. Cada vez mais populares e acessadas, casas de apostas online permitem que se acompanhe ao vivo e se faça palpites em tempo real não só durante competições esportivas mas também em eventos cercados de expectativa e mistério, como é o caso do Oscar.

Enquanto aguardamos a lista final dos indicados para planejar nossos palpites, apresentamos aqui os pré-indicados e os favoritos na categoria Melhor Filme Internacional, que inclui produções realizadas fora dos Estados Unidos e costuma ser uma das premiações mais aguardadas – e muitas vezes polêmica – do Oscar.

Brasil e França de fora

Representante brasileiro entre os inscritos ao prêmio de Melhor Filme Internacional, o drama o drama Deserto Particular, dirigido por Aly Muritiba, não ficou entre os 15 pré-indicados e está fora da disputa.

São apenas duas obras latino-americanas concorrendo: Noche de Fuego, do México, e Plaza Catedral, do Panamá, representam o continente na categoria.

Com um olhar sensível e feminista sobre o México atual, com sua corrupção e violência tão presentes, Noche de Fuego tem sensibilizado crítica e público em festivais internacionais, e tem boas chances na premiação.

Já o filme panamenho corre por fora ao narrar o encontro de uma mulher de 42 anos com um garoto de 14 anos.

Mas não foram só os brasileiros que se decepcionaram com essa lista inicial: o longa francês Titane era considerado por muitos um dos favoritos à premiação, causando surpresa por não ficar nem entre os pré-selecionados.

Europeus pré-indicados

Tradicionalmente preponderante nesta categoria, o cinema europeu tem 10 dos 15 pré-selecionados para a edição de 2022 do Oscar.

O austríaco Great Freedom chega credenciado por premiações internacionais como Un Certain Regard, do Festival de Cannes, e tem o diferencial de trazer um olhar LGBTQIA+ para o cenário do pós Segunda Guerra.

O belga Playground também recebeu prêmios importantes, e é outro competidor forte, com sua violenta narrativa centrada no bullying escolar. Já o dinamarquês Flee é um documentário que conta a história de uma criança afegã e sua luta por sobrevivência fora de seu país.

O filme italiano A mão de Deus também chega credenciado pelo currículo vencedor de seu diretor, Paolo Sorrentino, que já conquistou um Oscar, em 2014, com seu filme La grande bellezza e desta vez apresenta um relato autobiográfico da Nápoles do final dos anos 1980.

Outro destaque entre as produções europeias é o alemão I'm Your Man, que narra a história da relação entre uma cientista e um robô de uma forma nada previsível.

Entre os indicados menos comentados mas ainda capazes de fazer algum barulho estão o finlandês Compartment No. 6, o terror islandês Lamb, a comédia romântica norueguesa The Worst Person in the World, o drama Hive, do Kosovo, e o espanhol The Good Boss.

Butão, Japão e Irã

Além dos dois filmes latino-americanos e dos dez europeus anteriormente citados, mais três competidores completam a lista dos quinze pré-indicados a Melhor Filme Estrangeiro, sendo dois asiáticos e um africano.

O japonês Drive my car com certeza é o mais badalado destes três, e está entre os favoritos à premiação final. Baseado em um conto do escritor Haruki Murakami, o filme foi premiado no Globo de Ouro e tem tido boa recepção internacional.

O iraniano Um Herói também chega com boa carreira internacional, tendo ganho o Grand Prix em Cannes e sido selecionado para a Palma de Ouro.

Por fim, o drama o drama Lunana: A Yak in the Classroom é o único representante africano na disputa e narra a história de um professor enviado para Lunana, no norte do Butão, em seu último ano de treinamento.

Comentários (0)

Faça login para comentar.