Saltar para o conteúdo

Notícias

Saiba mais sobre como surgiu a premiação do Oscar

Quando pensamos nos prêmios do Oscar, automaticamente nos vem à cabeça muito glamour, luxo e uma noite repleta de estrelas do cinema mundial. Mas nem sempre foi assim…

No ano de 1927, pouco após a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos ter sido oficializada, um jantar foi realizado no Crystal Ballroom do Biltmore Hotel, no centro de Los Angeles, para discutir os objetivos da nova organização. Um desses objetivos foi desenvolver um método para homenagear realizações notáveis no mundo do cinema, incentivando assim níveis mais elevados de qualidade em todas as facetas da criação de filmes e produção de imagens.

Quando a Academia do Oscar foi fundada em 1927, o comitê de premiação era apenas um dos vários que haviam sido formados pela nova organização. A ideia de entrega de prêmios foi considerada, mas não imediatamente celebrada, porque a academia estava preocupada com seu papel nos problemas trabalhistas, seus esforços para melhorar a imagem manchada da indústria cinematográfica e sobre os procedimentos de produção e novas tecnologias.

Foi somente em maio de 1928 que a academia aprovou as sugestões do comitê para apresentar o Oscar do cinema em 12 categorias - produção mais destacada, produção mais artística ou única, realização de um ator, de uma atriz, direção dramática, direção de comédia, cinematografia, direção de arte, efeitos de engenharia, escrita da história original, redação da adaptação e redação original.


Primeiro Oscar 

A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de 1929. Cerca de 270 convidados, incluindo estrelas de cinema, diretores e produtores influentes, se reuniram em um hotel no Hollywood Boulevard para a cerimônia e o banquete de acompanhamento. A cerimônia de premiação durou apenas 15 minutos, bem menos do que as 3 horas atuais.

Hoje em dia, a estatueta do Oscar é um dos prêmios mais reconhecidos no mundo. Seu sucesso como símbolo de realização no cinema, sem dúvida, surpreenderia aqueles que compareceram a esse jantar mais do que 80 anos atrás. Atualmente é possível apostar nos vencedores, como se fossem apostas desportivas para os jogos de hoje

A estatueta

O projeto da estatueta nunca mudou de sua concepção original, mas o tamanho da base variou até o padrão atual adotado em 1945. As 15 estatuetas apresentadas nas cerimônias iniciais eram de bronze maciço folheado a ouro. Em poucos anos, o bronze foi abandonado em favor de outro metal, uma liga semelhante ao estanho, que facilitou o acabamento suave das estatuetas. 

Para ser elegível para a premiação do Oscar, um filme deve ser exibido publicamente para admissão paga por pelo menos uma semana em um teatro comercial em Los Angeles entre 1.º de janeiro e 31 de dezembro do mesmo ano. As exceções a esta regra incluem filmes em língua estrangeira, que são enviados para seu país de origem e não precisam ter sido exibidos nos Estados Unidos. 

Somente membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas podem indicar e votar em candidatos ao Oscar. A academia é dividida em vários ramos de produção cinematográfica, e os indicados em cada categoria do prêmio são escolhidos pelos membros do ramo correspondente; assim, escritores nomeiam escritores, diretores nomeiam diretores e assim por diante. Todos os membros da academia nomeiam os candidatos a melhor foto e votam para determinar os vencedores na maioria das categorias.

Comentários (0)

Faça login para comentar.