Saltar para o conteúdo

Notícias

Saiu a lista de candidatos brasileiros ao Oscar estrangeiro

'Ainda' faltam 6 meses pro Oscar ou 'só' faltam 6 meses pro Oscar? Seja como for as engrenagens já começaram a agir e alguns pontos já são acertados. Foi divulgada a lista dos filmes brasileiros que se inscreveram pra tentar uma vaga entre os estrangeiros da próxima festa, que conta com dois dos mais prestigiados filmes do ano, 'Bacurau' e 'A Vida Invisível de Euridice Gusmão', recém premiados em Cannes e prestes a estrear no país. 

Chama a atenção de primeira como essa lista caiu de número, felizmente. Dos tradicionais (e exagerados) mais de 20 títulos, chegamos a apenas 12 inscritos, entre eles três documentários, 'A Última Abolição', 'Espero tua (Re)Volta' e 'Humberto Mauro'. De presença feminina, além de Alice Gomes e Eliza Capai, temos Beatriz Seigner e seu 'Los Silencios' na lista. 

Outro destaque da lista é a diversidade de temas tipicos da qualidade crescente do nosso cinema atual, com vencedores de festivais internacionais, comédias populares, biografia, filmes que abordam política, racismo, sexualidade, feminismo, ativismo, filmes de apelo abrangente e mais artísticos, estrelados por grandes nomes como Fernanda Montenegro, Sônia Braga, Marieta Severo, Fabrício Boliveira, Leandro Hassum, Isis Valverde e muitos outros. 

O filme escolhido será divulgado no próximo dia 27 de agosto, e no comitê de seleção foi escalado um grupo de peso da nossa indústria, pra mostrar uma idoneidade que nem sempre fica clara nessa decisão. Nomes de diferentes áreas, diferentes importâncias e que de alguma forma comunicam com lugares também diferentes. São eles: Anna Muylaert ("Que horas ela volta?"), David Shürmann ("Pequeno segredo") e Zelito Viana ("Avaeté"); pelas produtoras Sara Silveira ("As boas maneiras") e Vania Catani ("O palhaço"); o diretor de fotografia Walter Carvalho ("Central do Brasil"); o roteirista Mikael de Albuquerque ("A Glória e a Graça"); pelo crítico e curador Amir Labaki , fundador do Festival É Tudo Verdade; e por Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio.

Abaixo a lista dos inscritos para representar o Brasil no Oscar de filme estrangeiro. 

"A Última Abolição", de Alice Gomes

"A Vida Invisível de Euridice Gusmão", de Karim Aïnouz

"A Voz do Silêncio", de André Ristum

"Bacurau". de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

"Bio", de Carlos Gerbase

"Chorar de Rir", de Toniko Melo

"Espero Tua (re)volta". de Eliza Capai

"Humberto Mauro", de André Di Mauro

"Legalidade", de Zeca Brito

"Los Silencios", de Beatriz Seigner

"Simonal", de Leonardo Domingues

"Sócrates", de Alex Moratto

Comentários (0)

Faça login para comentar.