Saltar para o conteúdo

Notícias

Sião vence o CineBH

A cerimônia de encerramento da 13ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e do 10º Brasil CineMundi – 10th International Coproduction Meeting aconteceu na noite de domingo, 22 de setembro, no Teatro Sesiminas, com o anúncio dos projetos vencedores do programa de coprodução. Durante a última semana, foram realizadas 279 rodadas de one-on-one meetings e 22 consultorias na Central do Cinema, localizada no Palácio das Artes, onde 44 produtores e diretores, representantes de 22 projetos, apresentaram suas ideias aos 25 convidados de 16 países.

CATEGORIA CINEMUNDI

O projeto ganhador na categoria CineMundi foi “Sião”, da produtora Joyce Prado, com direção de Bruno Ribeiro e inscrito pela Oxalá Filmes. Ele foi escolhido pelos jurados Eduardo Villalobos – produtor executivo da Molotov Cine e diretor de Indústria da BioBioCine (Chile); Janaina Oliveira – curadora, programadora de festivais e coordenadora da Ficine (Brasil); e Leila Bourdoukan – produtora cultural (Brasil).

 

Leila Bourdoukan, em nome do júri que selecionou o vencedor do Brasil CineMundi, ressaltou a importância da realização do evento enquanto um movimento de resistência frente às dificuldades enfrentadas pelo mercado audiovisual brasileiro. "Destacamos a qualidade e a relevância dos projetos apresentados e compreendemos esse prêmio como um estímulo que pode potencializar possíveis relações com o mercado internacional”. E justificou a decisão do júri: “Para a seleção do projeto escolhido, utilizamos três critérios: a potencialidade para estabelecer parcerias internacionais, a sinergia entre produtor e diretor e a clareza do projeto”.

 

CATEGORIA DOC BRASIL MEETING

Na categoria Doc Brasil Meeting, o vencedor foi “Dragões da Independência”, com produção de Julia Murat e Otávio de Castro Domingues, dirigido por Miguel Ramos, inscrito pela empresa Esquina Produções Artísticas.

 

“Dragões da Independência”, conquistou ainda o prêmio do DocMontevideo, definido pelo diretor executivo Luis González Zaffaroni, que garante a um produtor o acesso aos encontros e workshop da próxima edição do evento no Uruguai em julho de 2020.

 

CATEGORIA FOCO MINAS

Na categoria Foco Minas, o ganhador foi “Ausente”, com produção Denise Flores, direção de Ana Carolina Soares e inscrito pela A Itinerante Filmes. O projeto foi escolhido por Anke Pettersen, “por sua coragem e cuidado em contar essa história de crianças que não se encaixam” e recebe do CTAv o empréstimo de câmera digital SI-2 ou Black Magic por 4 semanas.

Além disso, “Ausente” produzido por Denise Flores, conquistou também a vaga nas Rodadas de Negócios na próxima edição do DocSP em novembro de 2019, na capital paulista.

 

 

 

COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO

Os programas de coprodução parceiros do 10º Brasil CineMundi também definiram seus premiados dentre os projetos participantes do evento.

 

O Torino Film Lab, representado no Brasil CineMundi pelo curador e programador Davide Oberto, escolheu “Terremoto Mãe”, produção de Aline Mazzarella, direção de Will Domingos e inscrito pela empresa Estúdio Giz para participar do TFL Extended Creative Production e Meeting Event que será realizado na Itália em novembro próximo. O projeto também recebeu o Prêmio Itamaraty - passagem aérea internacional para participação do produtor no evento na Itália. E, do Projeto Paradiso, a passagem aérea internacional para participação do roteirista e a taxa de participação no valor de 2.000 euros contemplando o roteirista e o produtor para participar do evento.

 

E um dos produtores (Thiago Macêdo Correia e Tatiana Leite) do projeto “Princesa” que tem direção de Karine Teles, inscrito pela empresa Bubbles Project, conquistou uma vaga para a próxima edição do MAFF – Málaga Festival Fund&Co-productionEvent, que acontece na Espanha em março de 2020, representado no 10º Brasil CineMundi pela coordenadora do MAFIZ, Annabelle Aramburu. A justificativa é de que o projeto “debate a questão do conservadorismo quando ele principalmente afeta a mulher”.

 

A 10ª edição do Brasil CineMundi contou com três novas e inéditas parcerias, numa expansão da cooperação e intercâmbio do programa com importantes eventos do mercado internacionais: BioBioCine (Chile), Conecta (Chile) e Projeto Paradiso (Brasil).

 

Um dos produtores (Bruno Greco e Jacson Dias) do projeto “Tempestade Ninja”, dirigido por Higor Gomes e inscrito pela Ponta de Anzol Filmes, foi selecionado por Eduardo Villalobos, diretor da área de Formação e Indústria do Festival Biobiocine, para participar do Encuentros BioBioCine 2020 – encontro da indústria do BioBioCine Festival Internacional de Cinema, a ser realizado em abril de 2020, em Concepción, no Chile.

“Tempestade Ninja” também foi o projeto de ficção selecionado para integrar a Incubadora Paradiso 2020, programa do Projeto Paradiso, mantido pelo Instituto Olga Rabinovich, iniciativa de apoio aos talentos do audiovisual brasileiro. A seleção foi realizada pela comissão constituída pelo Projeto Paradiso para este fim. 

André Hallak, produtor do projeto “É Tudo Parente”, dirigido por Mariana Fagundes e inscrito pela Noctua Ideias e Conteúdo na categoria Doc Brasil Meeting, foi o escolhido pela comissão da Corporación Chilena del Documental para participar do Conecta – International Documentary Industry Meeting na próxima edição do Chiledoc, em dezembro.

 

 

13ª CineBH e 10º Brasil CineMundi - Confira a lista de premiados:

 

PRÊMIO BRASIL CINEMUNDI:

Projeto: “Sião”

Diretor: Bruno Ribeiro

Produtora: Joyce Prado

Empresa produtora: Oxalá Produções

 

TORINO FILM LAB

Projeto: “Terremoto Mãe”

Diretores: Will Domingos

Produtora: Aline Mazzarella

Empresa produtora: Estúdio Giz

 

PRÊMIO MAFF

Projeto: “Princesa”

Diretora: Karine Teles

Produtores: Tatiana Leite, Thiago Macêdo Correia

Empresa produtora: Bubbles Project

 

DOC MONTEVIDEO

Projeto: “Dragões da Independência”

Diretor: Miguel Ramos

Produtores: Julia Murat e Otávio de Castro Domingues

Empresa produtora: Esquina Produções Artísticas

 

DOCSP

Projeto: “Ausente”

Diretor: Ana Caroline Soares

Produtor: Denise Flores

Empresa produtora: A Itinerante Filmes

 

ENCUENTROS BIOBIOCINE 2020

Projeto: “Tempestade Ninja”

Diretor: Higor Gomes

Produtores: Bruno Greco, Jacson Dias

Empresa produtora: Ponta de Anzol Filmes

 

CONECTA – CHILE

Projeto: “É Tudo Parente”

Diretor: Mariana Fagundes

Produtor: André Hallak

Empresa produtora: Noctua Ideias e Conteúdo

 

PRÊMIO INCUBADORA PARADISO 2020

Projeto: “Tempestade Ninja”

Diretor: Higor Gomes

Produtor: Bruno Greco, Jacson Dias

Roteirista: Higor Gomes

Empresa produtora:

 

FOCO MINAS

Projeto: “Ausente”

Diretor: Ana Caroline Soares

Produtora: Denise Flores

Empresa produtora: A Itinerante Filmes

Comentários (0)

Faça login para comentar.