Saltar para o conteúdo

Notícias

Edward Norton compara Motherless Brooklyn com Chinatown

Hollywood é uma indústria em que basicamente todo artista proeminente tem um projeto pessoal de longa data. Mesmo nesse cenário, Motherless Brooklyn se destaca como um longa-metragem que encarou uma longa jornada para chegar às telas. Assim que o livro original escrito por Jonathan Lethem foi publicado, em 1999, Edward Norton atrelou seu nome à adaptação cinematográfica da obra. Enfim, superando a desconfiança de todos, ele lançará o projeto. Como diretor, produtor, roteirista e grande estrela do longa-metragem.

Em entrevista à Vanity Fair (via IndieWire), Edward Norton sugeriu que sua adaptação da obra tem um desafio em particular: a responsabilidade social, haja vista a divisão cultural e política dos Estados Unidos em tempos de Donald Trump. O ator e cineasta transportou os anos 90 para a década de 50, enveredando pelo film noir não com o intuito de fugir, mas de confrontar a realidade atual a partir dessa crônica ambientada no passado.

Segundo Norton, os anos 50 concentram “a história secreta da Nova York moderna, com todo seu racismo institucional e devastação dos arredores da cidade velha até Penn Station, perpetrados pelas mãos de uma força autocrática, quase imperial, que foi intensamente antagonista de tudo que pensamos definir os princípios democráticos da América". 

Edward Norton observa que esses temas repercutem muito forte nos EUA até assim compara sua releitura radical de Motherless Brooklyn a uma das grandes obras do cinema noir: Chinatown, de Roman Polanski. No caso, por ambos serem filmes realizados após o auge do gênero e voltarem no tempo ao usar uma história clássica de detetive para versar sobre questão sociais contemporâneas.

"Ele foi lançado quando o escândalo de Watergate estava sendo revelado, a Guerra do Vietnã estava terminando, a esposa de Polanski havia sido assassinada", Norton disse sobre Chinatown. "Você tem ali, provavelmente, o  mais profundo cinismo já surgido na sociedade americana, e aquele filme foi responsivo a isso. Creio que o que estamos vivendo agora também está provocando um olhar para a dimensão do que se esconde sob a superfície do que chamamos de estilo de vida americano."

Motherless Brooklyn correrá os festivais de Toronto e Nova York antes de seu lançamento comercial nos Estados Unidos, marcado para o dia 1º de novembro pela Warner Bros. O filme reúne um bom elenco, com destaque para Bruce Willis, Willem Dafoe, Leslie Mann, Gugu Mbatha-Raw, Bobby Cannavale e Alec Baldwin.

Comentários (0)

Faça login para comentar.