Saltar para o conteúdo

Notícias

7 séries americanas para treinar o inglês

Muitos professores de aulas de inglês recomendam a seus alunos a prática do idioma para além da sala. Afinal, uma nova língua deve ser incorporada ao dia a dia em seus mais diversos âmbitos. Para a felicidade de quem estuda inglês, o que não faltam oportunidades para praticá-lo o tempo todo.

Afinal, a cultura de massas acontece, em sua maioria, acontece neste idioma. Filmes, livros, séries e músicas são grandes exemplos. Temos contato com o idioma o tempo todo desde pequenos e podemos tirar muito proveito disso.

E para realizar tal feito, o esforço é muito menor do que você provavelmente supõe. Da próxima vez que escutar uma música, ler um livro ou assistir um filme ou série, preste mais atenção na forma como o inglês é falado. Em outras palavras, pratique uma escuta ativa.

A seguir vamos te apresentar uma lista com diversas opções de séries americanas para treinar o inglês. Mas olhe só: nada de dublagens, ok? O primeiro passo é assisti-las com áudio original e legenda em português, para que você concilie aprendizado e entretenimento. Quando se sentir mais confortável, mantenha as legendas, mas as altere para inglês. Assim, você estará escutando e lendo as mesmas palavras, o que enriquece ainda mais o aprendizado.

Sem mais delongas, confira a seguir nossas indicações de séries para aprender se divertindo!

1 - The Office

Um dos sitcoms mais famosos de todos os tempos, The Office é a série ideal para quem gosta de humor nonsense e vergonha alheia. Acredite, os personagens farão você sentir isso o tempo todo.

Ao longo de 9 temporadas, você irá acompanhar os funcionários da Dunder Mifflin, uma empresa que vende papéis na gravação de um documentário para uma televisão norte-americana. Por isso, a série é gravada em um formato bastante diferente, incluindo a ausência da claque (as famosas risadas da platéia).

Em The Office, além de aprender termos e expressões do cotidiano de um anglófono, você também poderá descobrir mais sobre a conversação em ambiente corporativo a partir de um vocabulário simples e informal.

2 - Grey’s Anatomy

Uma das séries mais longevas da televisão mundial oferece a oportunidade certa para aprender enquanto se diverte. Escrita por Shonda Rhimes, a trama aborda a intensa rotina de um grupo de médicos, no aspecto profissional e pessoal.

Aqui você terá a chance de diversificar o seu vocabulário, aprendendo termos médicos e relacionados à saúde em geral. Os diálogos entre os personagens também ensinam palavras e expressões de temas cotidianos, como amor, amizade, discussões, brigas, etc.

3 - How to Get Away With Murder
Que Viola Davis é um dos maiores nomes do cinema mundial dos últimos anos, todos nós sabemos. Mas você já viu a performance impecável desta atriz na série How to Get Away With Murder?

A trama é repleta de mistérios, reviravoltas e diálogos de tirar o fôlego. “Como Defender um Assassino” na adaptação do título em português, o drama acompanha a rotina de Annalise Keating, uma renomada advogada criminal e professora de Direito. A personagem de Viola Davis acaba se envolvendo em uma série de crimes horripilantes junto com seus alunos e equipe de trabalho.

Assim como The Office ensina sobre o ambiente corporativo e Grey’s Anatomy sobre o ambiente hospitalar, How to Get Away With Murder é uma boa opção para aprender palavras e expressões das áreas de direito e polícia. Em contrapartida, a série conta com muitos diálogos informais que representam a oportunidade de aprender gírias e a forma “falada” do idioma nas séries americanas.

4 - Friends

O sitcom mais famoso de todos os tempos não podia ficar de fora desta lista. Os seis amigos de Nova York são queridos até hoje, o que surpreende quando lembramos que a série foi gravada entre 1994 e 2004!

Ao longo de 10 temporadas, Rachel, Ross, Monica, Chandler, Joey e Phoebe vivem diversas histórias contadas com um humor inteligente e agradável. O cotidiano da vida é mostrado na telinha, e você pode aprender mais sobre conversações envolvendo amizade, família, carreira, amor e muito mais.

Além disso, o inglês falado pelos personagens é de fácil compreensão, ainda que às vezes contenha uma pronúncia um pouco rápida -- típica de grandes cidades como Nova York. Outro ponto interessante é o fato de cada personagem ter ocupação, gosto e trajetórias diferentes (Ross é paleontólogo, Joey, ator, e Monica é chefe de cozinha, por exemplo) o que possibilita aprender frases e palavras de contextos diversos.

5 - Modern Family

Se você gostou de The Office, Modern Family é a série ideal para continuar se divertindo enquanto aprende com séries americanas. A trama mostra a história de Jay, um homem bem-sucedido que casou-se com uma bela colombiana, Gloria, muito mais jovem que ele. Juntos, eles vivem com o filho pré-adolescente de Glória, Manny.

A família é completada por Claire (filha mais velha de Jay), seu marido Phil e os três filhos do casal, e por Mitchell, filho de Jay e Cameron, um casal gay que acabara de adotar um bebê vietnamita. Juntos, essa grande família vive histórias que vão do cômico ao triste, passando por momentos de amor e crises -- tudo retratado com muito humor e ironia.

Modern Family é a pedida certa para aprender a expressar vivências familiares comuns ao dia a dia de qualquer pessoa. Ao assistir a série, você pode ampliar o seu vocabulário de uso corrente. Glória, interpretada por Sofia Vergara, também nos ensina muito sobre os típicos erros de inglês que estrangeiros podem cometer ao falar o idioma.

6 - The Big Bang Theory

The Big Bang Theory é o sitcom que elevou os nerds ao estrelato da cultura pop. Centrado em 5 personagens icônicos, a trama tem como protagonista o físico teórico Sheldon Cooper e o físico experimental Leonard Hofstadter, que dividem um apartamento e trabalham no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

A série conta com 12 temporadas (gravadas entre 2007 e 2019) que oferecem a divertida experiência de imergir na cultura geek. Os diálogos alternam entre conversas científicas, nerds e, como não poderia deixar de ser, sobre temas comuns a todas as pessoas, como amor, amizade, brigas e família.

7 - Supernatural

Imagine uma série que foi planejada para durar 3 temporadas e se estender por 15 anos! O sucesso atingido por Supernatural é realmente surpreendente.

“Sobrenatural” na adaptação do título em português conta a história dos irmãos Dean e Sam Winchester, dois caçadores de monstros que dedicam a vida a livrar o mundo do perigo dessas criaturas. Ao longo de cada temporada, o universo de Supernatural se estende ao ponto de envolver anjos e demônios em uma trama rica e de tirar o fôlego.

A série americana é excelente para conhecer o inglês com tônica mais sulista, já que os personagens são naturais de Kansas (um dos estados que, no Brasil, seria chamado de “caipira”) e ambos os atores são nascidos no Texas. Gírias, ritmo de fala e a famosa compressão “Ain’t” são amplamente utilizadas, o que pode representar um desafio no começo, mas um ótimo aprendizado quando se acostuma.

Continue treinando inglês com séries americanas!

Essa foi nossa lista com 8 indicações de séries para colocar a mão na massa e melhorar o inglês. Lembre-se do que foi falado no início: você deve encontrar o equilíbrio entre lazer e estudos. Isso, claro, exige prática e costume, e basta ter paciência para chegar lá.

Sempre que possível, encontre um lugar tranquilo e confortável para assistir às séries que indicamos. Assim, você irá conseguir se dedicar com mais eficiência. E quando completar a lista, que tal fazer uma nova para chamar de sua e continuar aprendendo? Além das séries americanas, existem produções de outros países, como Reino Unido e Austrália, que irão oferecer novos desafios e aprendizados.

Comentários (0)

Faça login para comentar.