Saltar para o conteúdo

Notícias

Game of Thrones - S0509 - The Dance of Dragons

Apesar de não ficar com o posto de momento mais climático da temporada mesmo sendo o episódio nove - muito por conta do seu antecessor e do seu sucessor, não dá realmente para reclamar do episódio nove - ainda que não feche nenhum arco para mostrar as consequências no décimo, como acontecia antes, "Dance of Dragons" é desesperador em suas questões abertas. Daenerys perde a queda de braço com os antigos senhores de Meereen e, em um casamento arranjado, reabre as arenas de luta, que transforma o derramamento de sangue que Dany encara como necessário para fazer justiça como um entretenimento fútil e tolo para a população descarregar suas frustrações. Enquanto outros personagens encaram grandes momentos que estão por vir, como Arya descobrindo a perversão de Meryn Trant nos bórdeis de Braavos e Jon retornando à Patrulha após o massacre em Durolar, encontrando a Muralha com ainda mais neve e soldados cada vez mais insatisfeitos com o seu regimento. E depois dos pequenos ajustes ainda pendentes nos últimos episódios, alcançamos os pontos sombrios do episódio e da temporada: Stannis, desesperado e sufocado, perdendo cada vez mais suas tropas mercenárias para a nevasca e falta de suprimentos, sacrifica viva a própria filha Shireen para o Senhor da Luz de Melisandre - prego na tampa do caixão na alma do personagem, sua derrocada final. A conversão do grande líder militar em devoto fundamentalista que cava a própria cova e de toda sua família transforma Pedra do Dragão naquele que é talvez o arco mais niilista da série. E então, tivemos a grande rebelião dos Filhos da Harpia contra a vida de Daenerys na reabertura das arenas, que toma muitas vidas, abala a moral do governo já instável de Daenerys mas, apesar de tudo, concede a oportunidade final de redenção, quando Drogon, atraído pelo cheiro de sangue, pousa na arena para salvar a Mãe dos Dragões, fazendo a caída líder de Meereen - acuada nas arenas junto a seus homens de confiança - reerguer como uma lendária Rainha Targaryen, que cavalga os céus nas costas de dragões para conquistar os reinos. Com o título do episódio retirado diretamente do nome do quinto livro, "Dance of Dragons" é um dos episódios que mais afunilam o seriado - os pretendentes ao trono, os sobreviventes, manutenção e revolução medem forças em um mundo politicamente frágil cada vez mais acuado por forças que não compreende, onde nenhuma resposta parece estar certa.

Comentários (5)

Raphael da Silveira Leite Miguel | sexta-feira, 21 de Agosto de 2015 - 10:45

A morte da filha de Stannis foi realmente tensa! E a batalha contra os Filhos da Harpia ficou muito boa mesmo, achei que Martin (o autor) ia fazer a limpa ali em alguns personagens importantes. 😏😏😏

Geovane Santos | sexta-feira, 21 de Agosto de 2015 - 19:04

Afinal, o sacrifício de Shireen foi um embuste? Melisandre se enganou ou o Senhor da Luz pregou uma peça em Stanis?

Raphael da Silveira Leite Miguel | terça-feira, 25 de Agosto de 2015 - 00:14

Talvez Melisandre tenha enganado Stannis e tenha visto potencial maior em Snow, o que justifica seu retorno à muralha.

Bernardo D.I. Brum | segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 - 16:19

Como a Melisandre diz, o Senhor da Luz é imprevisível; ela só vê alguns momentos do futuro nas chamas e jamais uma "cena" inteira, cabendo sempre a ela "interpretar" os sinais que recebe, assim como as próprias magias que conjura, todas realizadas com bases em presságios. Magia "maldita", assim como a Mirri Mahz Durr jogou sobre Daenerys e Drogo, que envolvem sempre sexo, sangue e sacrifício.

A roupa vermelha e a utilização do fogo parecem corresponder às características do deus e a sua fé: instável, imprevisível, destruidor e expansionista.

Faça login para comentar.