Saltar para o conteúdo

Notícias

Grandes séries documentais para assistir no Netflix

Imagem: Reprodução/Netflix

As séries documentais sem dúvida se tornaram um dos gêneros mais maratonáveis dos últimos tempos. As melhores docusséries cativam você e prendem seu olhar com sua fascinante mistura de fatos surpreendentes e narrativa humana.

O Netflix oferece uma grande seleção de documentários, desde emocionantes documentários sobre crimes até lições de história atemporais. Mas Tiger King e o crime real pelo qual é conhecida são apenas uma pequena parte da seção de docusséries do Netflix. Aqui estão algumas das melhores séries documentais disponíveis agora para streaming no Netflix, que vão desde investigações sobre a cultura contemporânea até investigações de arquivos históricos.

The Keepers

The Keepers estreou em um momento em que o interesse por crimes reais estava em alta, especialmente graças ao sucesso de Making a Murderer. Mesmo que as duas séries tenham gênero e voz semelhantes, The Keepers é um programa consideravelmente mais atrativo.

Uma das razões para isso é que as histórias das vítimas são destacadas em vez dos criminosos hediondos. Em segundo lugar, troca ganchos e os famosos cliffhangers por conteúdo, sem sacrificar reviravoltas e surpresas de tirar o fôlego.

A série investiga metodicamente o assassinato não resolvido da freira de Baltimore, Catherine Cesnik, em 1969, ao longo de sete episódios emocionantes. Acredita-se que Catherine Cesnik tenha sido morta para esconder o abuso sexual na escola católica em que lecionava. The Keepers conta uma história horrível e transmite poderosamente a tristeza que ainda está presente hoje, cinquenta anos depois. É habilmente editado, maravilhosamente fotografado e apresenta uma fantástica trilha sonora de Blake Neely.

Explicando…

Imagem: Divulgação/Netflix

Produzida pelo Vox Media, um site de notícias explicativas com tendências liberais, esta pode muito bem ser a primeira tentativa bem-sucedida do Netflix em um tradicional programa de televisão semanal. Mas, como o título sugere, Explicando… não visa atualizá-lo sobre os eventos atuais, mas analisa profundamente tópicos que tendem a ser esquecidos nos ciclos de notícias tradicionais, como a diferença racial de riqueza, a monogamia, a ascensão de jogos de poker e jogos online e o surgimento de criptomoedas.

Aqueles que estão familiarizados com os projetos anteriores da Vox Media no YouTube podem antecipar excelentes valores de produção, pesquisa completa e o melhor tipo de jornalismo visual consumível. Não assista com aquele parente chato, entretanto, porque ele começará a gritar com a TV.

F1: Dirigir para Viver

A velocidade é uma espécie de linguagem universal, então não é surpresa que F1: Dirigir para Viver - um programa com muito disso - tenha se tornado um estandarte dos documentários de esportes do Netflix. Acompanhando os pilotos e as equipes do circuito internacional de corridas de monopostos de Fórmula 1, a série acompanha as façanhas dentro e fora das pistas de alguns dos melhores pilotos do mundo enquanto navegam em percursos traiçoeiros e o drama persistente de uma corrida de alto risco.

Embora seja uma técnica que a série emprega com frequência, a tensão criada pelos pilotos que esperam na fila para a largada para a corrida começar é uma noção tão primitiva quanto você pode encontrar no mundo dos esportes. Mesmo que seja realizado com a ajuda de um veículo multimilionário bem ajustado, ir do nada ao esforço total é algo excelente para nortear uma série documental.

Immigration Nation

Imagem: Divulgação/Netflix

Os produtores desta série de documentários tiveram amplo acesso ao ICE, o departamento de imigração dos Estados Unidos, e outras organizações governamentais por três anos, a fim de examinar a situação atual do sistema de imigração americano.

Immigration Nation examina as operações internas do ICE ao mesmo tempo em que enfatiza o custo humano de suas práticas. Um agente informa um pai enlutado quando um imigrante morre congelado. Logo fica claro que o agente está utilizando a mesma ligação para determinar se o pai está legalmente presente no país ou se precisa ser deportado.

O programa também destaca o aspecto crucial de apontar que o atual governo não foi responsável pela dureza do sistema de imigração americano. As medidas da era Clinton, por exemplo, encorajaram os refugiados a irem para as rotas do deserto, resultando na morte por desidratação de cerca de 10.000 indivíduos.

Nosso Planeta

Com uma voz que faz você desejar que todas as outras vozes em sua vida fossem iguais, a estrela de Planeta Terra, o historiador, biólogo e jornalista britânico Sir David Attenborough, se uniu ao Netflix para fazer esta nova série sobre natureza.

A série levou quatro anos para ser filmada, e cada episódio alterna entre vários continentes diferentes. É incrivelmente lindo, exuberante e vibrante. Há também uma importante lição ambiental em Nosso Planeta. O assunto de toda a produção é nosso impacto negativo no meio ambiente, não apenas algumas linhas perdidas aqui e ali. É aberto e triste, mas quase sempre é de tirar o fôlego.

Comentários (0)

Faça login para comentar.