Saltar para o conteúdo

Notícias

Master of None - S01E01 - Plan B


- por Guilherme Bakunin

Master of None é a série mais recente do Netflix (Novembro/2015). Criada por Aziz Ansari (de Parks and Recreation) e Alan Yang, segue desventuras de um ator de 30 anos na cidade de Nova York. É um desdobramento natural de Girls (que por sua vez é um desdobramento da cultura mumblecore), só que com homens na casa dos 30.

Plab B oferece algumas indicações sobre como os próximos episódios da série podem ser. Dev (Aziz) é mulherengo, cosmopolita e bastante egocêntrico. Em certo momento do episódio ele descreve passar algumas horas com duas crianças como um “verdadeiro inferno”. Como a série existe através dos olhos desse personagem, questões a respeito da percepção dos acontecimentos devem ser consideradas.

Em histórias desse tipo, principalmente quando falamos de histórias que dialogam com o mumblrecore, o julgamento aos personagens é algo a ser evitado. A proposta desss histórias geralmente é a de mostrar as facetas mais vãs das pessoas que representam.

No primeiro episódio, Dev está em conflito. Seu estilo de vida desregrado deflagará uma terceira idade solitária e infeliz? Ou criar uma família aos 30 anos é puro conformismo que resultará nas privações de seus maiores prazeres para sempre? 

A questão aparentemente se resolve para Dev (ele escolhe os pequenos prazeres de seu estilo de vida vigente), mas a série parece piscar ao espectador, sugerindo que a escolha de Dev é mera extensão de sua personalidade autocentrada e que em verdade, a possibilidade evidente de solidão e tristeza está à espreita. Acompanharemos os próximos episódios para descobrir.

Quote do episódio
Lila, 6 anos, falando a um funcionário de um supermercado a respeito de Dev, num fraseamento infeliz, mas acurado: “Ele foi ao banheiro comigo e pediu pra eu não contar pra ninguém.”

6/10

Comentários (0)

Faça login para comentar.