Saltar para o conteúdo

Perfis

Foto de Christopher Nolan

Christopher Nolan

Idade
53 anos
Nascimento
30/07/1970
País de nascimento
Reino Unido
Local de nascimento
Londres, Inglaterra

Mais um dos bons cineastas da nova geração de Hollywood.

Christopher Nolan começou a fazer filmes ainda criança, quando tinha apenas sete anos, usando uma câmera de seu pai. Estudou, anos mais tarde, literatura inglesa na Universidade de Londres, onde começou a produzir curtas-metragens. Em 1998, realizou seu primeiro filme longa-metragem, intitulado Following

O diretor tem algumas particularidades, entre elas, o costume de iniciar seus filmes com flash-backs ou com cenas do final da história. Com freqüência escala os atores Christian Bale e Michael Cane para seus filmes e, desde Amnésia – seu primeiro filme comercial – trabalha com o ator Larry Holden. 

Algumas curiosidades sobre o diretor: é um grande fã dos filmes de James Bond, e tem como filme favorito 2001: Uma Odisséia no Espaço, do diretor Stanley Kubrick, de quem Nolan diz ser um grande admirador. Após produzir Insônia, o diretor iria adaptar a história de Howard Hughes para o cinema, mas desistiu ao saber que Martin Scorsese estava envolvido no projeto de O Aviador, filme que conta a biografia do excêntrico Hughes. 

Em 2000, Nolan, dono de uma carreira curta, porém espetacular, dirigiu seu primeiro filme comercial, o excepcional Amnésia. O longa conta a história de um rapaz que teve sua mulher assassinada e, por isso, parte em busca de vingança. Mas, desde o crime, não consegue mais lembrar de situações recentes por muito tempo, o que o obriga a confiar em pessoas e a anotar tudo o que vivencia. O grande diferencial de Amnésia é contar toda a história de trás para frente. Já em sua primeira produção, Nolan teve seu talento reconhecido e viu seu filme ser indicado para diversos prêmios. Recebeu, por exemplo, duas indicações ao Oscar, nas categorias de melhor edição e melhor roteiro adaptado. No Independent Spirit Awards, o filme fez grande sucesso, vencendo quatro das cinco categorias a que foi indicado. 

Dois anos mais tarde, Christopher Nolan dirigiu Insônia, que acabou por decepcionar as expectativas de grande parte da crítica mundial. Contando com um elenco de grande qualidade – Al Pacino, Robin Williams, Hilary Swank – o filme mostrou-se interessante, entretanto não conseguiu fazer sucesso mesmo com uma história boa. Nela um policial é designado para ir ao Alasca investigar o assassinato de uma menina, mas acaba matando seu próprio parceiro. O pior é que o suspeito pelo qual o detetive procurava, testemunhou o crime, e passa a chantagear o policial.     

O terceiro filme do diretor foi Batman Begins, uma nova adaptação sobre o homem-morcego. Dessa vez, Nolan voltou a receber críticas favoráveis, e o longa conquistou uma indicação ao Oscar de fotografia. A história conta como Bruce Wayne se tornou o herói de Gotham City. Esse é um dos filmes em que Nolan trabalhou com Michael Cane e Christian Bale. 

Por fim, neste ano, Nolan apresentou ao mundo o seu mais recente trabalho, o também ótimo O Grande Truque. O filme narra a história de Robert Angier e Alfred Borden, dois mágicos de grande rivalidade. Alfred apresenta um truque espetacular; Robert fica obcecado em descobrir qual o segredo no truque do rival. Mais uma vez, Nolan conta com a dupla de atores Cane e Bale, além de Hugh Jackman e Scarlett Johansson. O filme tem sido, de maneira geral, bem recebido pela crítica e pelo público. O Oscar reconheceu as qualidades técnicas do filme, por meio, de duas indicação ao prêmio: melhor fotografia e melhor direção de arte.  

Além de dirigir, Nolan também ajudou a escrever o roteiro de Amnésia, Batman Begins e O Grande Truque. O diretor já prepara seu próximo filme - mais um da franquia Batman -, com lançamento previsto para 2008, e que se chamará The Dark Knight. O longa contará novamente com Bale (Bruce Wayne) e Michael Cane, intérprete do mordomo Alfred. Para o papel do vilão coringa – imortalizado por Jack Nicholson – está confirmado Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain). É de se esperar que seja mais um bom filme.

Filmografia

Título Prêmios Ano Notas
2012
2008
2008
Título Prêmios Ano Notas
Seguinte
escrito por
1998
Homem de Aço, O
argumento
2013
Doodlebug
Roteirista
1997
Dunkirk
Roteirista
Globo de Ouro (indicação)
Oscar (indicação)
2017
Interestelar
roteiro
2014
Origem, A
Roteirista
Globo de Ouro (indicação) 2010
2012
Batman - O Cavaleiro das Trevas
roteiro e argumento
2008
8,0
8,4
2006
Batman Begins
roteiro
2005
Amnésia
roteiro
2000
Tenet
roteiro
2020
Tarantella
Roteirista
1989
Oppenheimer
roteiro
Globo de Ouro (prêmio)
Oscar (prêmio)
2023
7,3